A vitória sobre o Botafogo no último sábado, no Beira-Rio, pela 25° rodada, encerrou um jejum vermelho no Campeonato Brasileiro que havia se iniciado no empate frente o Flamengo, ainda em Outubro, que perdurava por mais de um mês com 4 empates (Fla, Coritiba, Goianiense e Atlético-MG) e 3 derrotas (Corinthians, Flu e Santos).
Todavia, o impacto na campanha de outro mês terrivelmente ruim (assim como Outubro) trouxe seus efeitos, já que o São Paulo disparou na ponta da tabela. Com 50 pontos, os paulistas estão há 9 pontos do Internacional, que agora briga apenas por uma vaga direta a próxima Libertadores.
Ainda assim, embora seja bastante improvável, 9 pontos são difíceis mas não impossíveis, dado que todos os líderes ainda terão que se enfrentar em algum dado momento. Para aumentar qualquer chance de título, no entanto, o Clube do Povo precisará emendar uma série positiva nos próximos jogos, para consequentemente, ver as suas chances matemáticas se tornarem realmente significativas, que, no momento, não passam de 2%.
Confira quais as chances de cada time até o momento na competição:
Departamento de Matemática da UFMG
São Paulo - 49,7%
Flamengo - 19,2%
Atlético - 17,5%
Grêmio - 6%
Palmeiras - 3,9%
Fluminense - 1,7%
Internacional - 1,6%
Santos - 0,45%
Chance de Gol
São Paulo - 61,2%
Atlético - 13,2%
Flamengo - 11,5%
Palmeiras - 7,3%
Grêmio - 5%
Internacional - 1,2%
Fluminense - 0,6%
Santos - 0,03%
Infobola
São Paulo - 56%
Flamengo - 19%
Atlético - 15%
Palmeiras - 4%
Grêmio - 4%
Internacional - 1%
Fluminense - 1%