Completando 16 anos no último sábado (17), o líder da conquista do título mundial colorado, Fernando Carvalhou, falou ao programa Guaíba FC sobre o eterno duelo frente o Barcelona, em Yokohama. Relembrado diversos momentos daquela data histórica, reviva os 90 minutos mais longos da história do Sport Club Internacional pelas palavras do ex-presidente:
"O Abel foi a principal figura. Pelo comando que ele fez, por estabelecer a estratégia... Iarley, Pato e Fernandão fazendo marcações individuais. O 17 de dezembro é uma data mágica para o torcedor Colorado."
"O que mais me emociona é o final do jogo. Dos 36 minutos aos 48 mais pareceram 2 dias... O que o Iarley fez foi extraordinário. Eu me lembro direitinho daquele final de jogo (...) Só senti que a conquista estava próxima quando o Clemer bate aquela falta e o juiz termina o jogo."
"A nossa estratégia foi baseada nas duas derrotas que o Barcelona sofreu naquela temporada, para o Chelsea e o Real Madrid. Nós não tivemos o domínio do jogo, mas o controle dele com essa estratégia. Sempre me senti apreensivo e confiante durante a partida. Marcamos muito o lado onde o Ronaldinho circulava, o Ceará foi brilhante, o Edinho fez a cobertura dobrando a marcação... A estratégia do Abel foi fundamental."
"O Fernandão era um jogador diferenciado. Por ser o capitão do time ele sabia da importância. Mas o Iarley, o Fabiano Eller, o Índio, todos souberam entender o jogo e poderiam ter se tornado o simbolo do jogo (...) O Edinho foi um grande jogador, um atleta marcante na nossa conquista."
"Após a vitória celebramos muito. Na tribuna, na arquibancada, no gramado, depois sim na churrascaria... Eu não gosto de programar coisas antes das vitórias. Mas sim, nossa equipe de logística marcou a churrascaria e nós ficamos lá até às 4h da manhã festejando esta grande conquista. Eu não saboreei a conquista de forma suficiente. Sempre ficava apreensivo com relação ao dia seguinte. O sabor da vitória dura muito pouco, hoje consigo saborear mais essa conquista."
"Eu sempre sonhei em ver o meu clube desfilando com carro de bombeiro e esse tipo de festividade. Isso também foi um sonho realizado pra mim e pro torcedor Colorado."