Com a aprovação de Tite, o Flamengo iniciou sondagens sobre a situação de Gustavo Scarpa, meia emprestado ao Olympiacos, da Grécia. O clube carioca enfrentou a concorrência de outros brasileiros na disputa pela repatriação do jogador, mas o Atlético-MG já desistiu da negociação. O motivo da desistência do time mineiro é a percepção de que Scarpa estará envolvido em um leilão, algo que os dirigentes do Galo não pretendem participar.
Embora a contratação de Gustavo Scarpa tenha sido considerada, o obstáculo principal não reside nos valores envolvidos. Atualmente no Olympiacos, o meia está emprestado pelo Nottingham Forest, que solicita cerca de R$ 22 milhões pela transferência do jogador brasileiro. No entanto, a dificuldade é persuadir o atleta a retornar ao futebol brasileiro, uma vez que Scarpa se adapta ao continente europeu e deseja permanecer vivendo na Europa. Seu contrato vai até meados de 2026 no time inglês.
A janela de transferência abre no dia 11 de janeiro. A favor dos Cariocas estaria o fato da disputa a Libertadores em 2024. Por outro lado, algo que pode pesar contra o Rubro-Negro é o grande número de meias no elenco, principalmente se De la Cruz for contratado e Everton Ribeiro renovar seu contrato, tendo grandes chances de ser reserva no Rio de Janeiro.
O meia foi eleito o melhor jogador do Brasileirão em 2022, mas não conseguiu se firmar no futebol inglês. Em abril, o Scarpa sofreu uma lesão na panturrilha e teve outro problema físico antes do meio do ano, fato que tem contribuído por seu baixo rendimento no Velho Continente.