O calendário de 2023 foi oficialmente inaugurado para o Clube do Povo na manhã de sexta-feira (16), dois dias após a reapresentação do grupo e o início das avaliações físicas e técnicas com os atletas. No entanto e sem dúvida alguma, podemos afirmar que os rostos vistos até aqui irão mudar drasticamente, pelo menos em grande parte até o fim do primeiro mês de 2023.
Segundo o jornalista Fabrício Falkowski, após o anúncio de Mário Fernandes, a gestão de Alessandro Barcellos & Cia já teriam outras negociações, tanto para saídas quanto chegadas, bem encaminhadas. A reforma do grupo, entretanto, está longe do fim e, de acordo com a programação dos dirigentes colorados, estará concluída somente no final de janeiro, quando o Campeonato Gaúcho já estiver em andamento. O cargo de vice-presidente de futebol, porém, deve ser estar ocupado mais uma vez antes.
Sem vice de futebol desde a saída de Emílio Papaléo Zin, em julho, na atual organização do clube - que prioriza a profissionalização em todas as áreas - o cargo não é fundamental, mas deve ser ocupado por imposição do estatuto. O dia a dia do futebol é administrado pelo executivo William Thomas e por outros profissionais. Ou seja, o vice de futebol terá uma função política, basicamente.
Barcellos já convidou algumas pessoas para ocupar o cargo nos últimos meses. Porém, as consultas foram infrutíferas. A tendência é que o presidente colorado refaça o convite para Felipe Becker, que foi sondado no ano passado, mas declinou por motivos particulares. Becker atualmente é um dos diretores das categorias de base. Mesmo sem vice de futebol, o Inter segue ativo no mercado, conforme matéria do Correio do Povo.
Além do já bem encaminhado Lucas Romero, volante que pertence ao Independiente, a ideia é trazer pelo menos mais quatro reforços.