João Patrício Herrmann, vice de futebol do Inter, se viu obrigado a conceder entrevista aos jornalistas logo após a derrota para o Flamengo, neste domingo (21), no Maracanã. Após atuação direta do árbitro Raphael Claus no resultado devido ao lance de expulsão de Rodinei - curiosamente adotando um critério diferente do que ele mesmo vinha utilizando nos outros jogos do Brasileiro -, nesse clima pesado o dirigente gaúcho desabafou sobre todos os acontecimentos no Rio de Janeiro e da várzea nos bastidores rubro-negro, ressaltando que ainda acredita no caneco após os duelos de quinta-feira (25), contra o Corinthians. Confira os principais trechos:
CITAÇÃO
Atuação da arbitragem: "Quem estava aqui ou assistiu pela TV viu uma das maiores vergonhas dos últimos tempos no futebol. Fomos surrupiados. Ele mudou o critério dos últimos jogos. É uma vergonha. Até os jogadores do Flamengo disseram que era uma falta para, no máximo, amarelo. Amanhã (segunda-feira, 22), vamos à CBF ouvir esse VAR. Fomos prejudicados de uma forma absurda. Quem tinha que dar entrevista era o árbitro, para explicar essa vergonha, que bom que o presidente da CBF estava aqui e enxergou essa falta de critério. O Flamengo é um grande clube e não precisa desse tipo de atitude. Nosso grupo foi guerrero dentro de campo. Vai ser muito difícil o Flamengo ser campeão. Vamos acreditar ainda, gente."
"Quem tinha que dar entrevista aqui era o árbitro. Que bom que estava todo mundo aqui e viu esse descritério da arbitragem. Teve até um Gre-Nal que teve um lance igual (ao de hoje) e o juíz deu apenas amarelo. Que bom que todo mundo viu o que aconteceu hoje. Me decepcionei demais com a maneira que fomos tratados aqui."
Postura dos caricoas: "Toda diretoria do Flamengo em cima do banco. Pressionando o árbitro reserva, xingando nossos atletas. Nós vamos sim fazer nossa parte, o jurídico vai acompanhar lá de perto (...) O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, mentiu pra mim. Disse que as pessoas ficariam lá em cima (e não nas arquibancadas). Esse é o Flamengo, todo poderoso, mas o homem lá de cima tá olhando por nós. Tenho vontade de liberar o Beira-Rio para a torcida (na próxima quinta-feira). Se o presidente deixar, eu libero depois do que aconteceu hoje."
Última rodada: "Eles (Flamengo) até podem tentar ser campeões, mas vai ser muito difícil. Acredito muito nesse elenco, o campeonato não acabou. Vamos acreditar. O homem lá de cima está olhando por nós. Não vamos desistir. Temos convicção que o título está em aberto. Importante que os atletas façam sua parte dentro de campo. O campeonato ainda está em aberto. Vamos fazer nossa parte fora de campo os atletas devem fazer dentro de campo. Quinta-feira oxalá esse campeonato virá para o Beira-Rio."