Após liderar o Campeonato Brasileiro em 10 das 21 rodadas disputadas, o momento do time Colorado não é nada bom e preocupa a torcida Vermelha devido a brusca queda de rendimento da equipe nas últimas semanas. Além disso, parece difícil avaliar uma melhora em um calendário cheio de jogos decisivos, e poucas semanas preparação para os jogos ou recuperação dos jogadores.
Com a derrora para o Satos no sábado por 2 a 1, o time Vermelho chegou à quarta partida consecutiva sem vitórias no Brasileiro e igualou sua pior sequência na competição. A equipe perdeu a liderança e agora tem a terceira campanha em termos de aproveitamento, com 57,1% dos pontos somados. Está atrás de São Paulo (66,7%), Atlético-MG (63,3%) e empatado com o Flamengo (60,3%).
O time alvi-rubro já havia vivido oscilação idêntica entre a 10ª e a 13ª rodadas, quando amargou duas derrotas para Goiás e Fortaleza, seguidas de empates com São Paulo e Grêmio. A sequência também havia feito o Inter perder a liderança. Mas o time conseguiu reagir reverter a instabilidade passando para uma invencibilidade de sete jogos, com quatro vitórias consecutivas. Reassumiu a liderança na 17ª rodada e só a perdeu agora.
O Inter é vice-líder do Brasileiro com 36 pontos. A equipe tenta encerrar a oscilação contra o Fluminense, no próximo domingo, às 18h15, no Beira-Rio, pela 22ª rodada. Mas antes, o time de Abel Braga se prepara para o dueo com o América-MG na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência, pelo jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil. A Academia do Povo precisa reverter a desvantagem da derrota por 1 a 0 no duelo de ida no Gigante da Beira-Rio.