Em 2019, o Internacional fez uma campanha regular no Campeonato Brasileiro e terminou o torneio na sétima colocação, conquistando a vaga para a pré-Libertadores de 2020. Na disputa do nacional, a equipe colorada teve bons fundamentos que ajudaram a alcançar tal classificação ao final do ano. Alguns deles devem continuar na atual temporada para ajudar o elenco de Eduardo Coudet a melhorar os resultados no Brasileirão da atual temporada; confira.
Defesa condizente com o desempenho do time
Em 2019, o Internacional sofreu 39 gols ao longo de todo o Campeonato Brasileiro, registrando uma média de pouco mais de 1 gol por partida. Os números fizeram da equipe gaúcha a sétima melhor defesa da competição, exatamente a mesma colocação em que o Colorado encerrou o torneio.
Assim, para almejar posições mais ousadas na tabela, a equipe do técnico Coudet terá que se concentrar em manter a consistência defensiva, pelo menos de maneira condizente com a posição na tabela. Disparar a fazer muitos gols e não se resguardar na zaga pode resultar em uma queda na qualificação em um campeonato tão longo.
Número de finalizações
Novamente, outro dado do Internacional em 2019 foi condizente com a sua colocação no campeonato: o número de finalizações. Ao todo, o time registrou 531 durante todo o Brasileirão, sendo a sexta equipe no quesito. O Inter está em sétimo no quesito ‘finalizações certas’, com 195.
Além disso, o time teve um número de ‘finalizações erradas’ menor que outros concorrentes diretos na disputa pela vaga na Libertadores, como é o caso do Santos, que registrou um número de 338 falhas nos arremates, enquanto o Colorado, 336. A equipe finalizou menos para fora em comparação ao Palmeiras: 225 contra 228, respectivamente.
Vitórias em casa
Foto: reprodução Instagram / Inter / Ricardo Duarte
O Beira-Rio foi muito importante para o Inter na campanha de 2019. De acordo com os dados do Infogol, dos 57 pontos no Brasileirão, 39 foram conquistados nos jogos em casa, com 11 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas. Além disso, o time teve uma boa média de público nos estádios: 19824 pagantes por partida.
Forte poder de marcação
O Colorado foi o líder geral do ranking do Brasileirão no quesito ‘roubadas de bola’. Em todo o campeonato, o Inter registrou o total de 603 recuperações de posse, com a média de 15.87 por jogo. O segundo colocado, o Palmeiras, teve quase 40 a menos, com 562. Mantendo esse poder de marcação, a equipe gaúcha pode ter mais chances de neutralizar os adversários nas partidas, principalmente quando atuar um pouco recuado em seu campo de jogo.
Número baixo de faltas
A consistência defensiva do time fica ainda mais evidente com o balanço de roubadas de bola e de faltas cometidas. No primeiro quesito, o Inter é o líder do ranking; já no segundo, junto do Ceará, é a equipe que menos cometeu infrações durante todo o Brasileirão. Ao todo, foram 532 nas 38 rodadas, com média de 14 por jogo. O time mais faltoso do Brasileiro, o Athletico, registrou o total de 649, acima de 100 a mais em comparação com o Colorado.
Então, o que fazer de diferente para 2020?
Um ponto importante que o Inter precisa trabalhar para o Brasileirão 2020 é o número de gols marcados. Em 2019, a equipe anotou 44 tentos, um número baixo para as equipes próximas do Colorado; dentre os 10 colocados, só esteve acima de São Paulo e Corinthians em tal fundamento.
Além disso, será muito importante conquistar mais vitórias fora de casa. Ao todo, no nacional de 2019, o time do Internacional venceu apenas 5 das 19 partidas longe do Beira-Rio. Distante de seus domínios, a equipe perdeu 11 vezes, o que contribuiu diretamente para deixar o time fora das 4 primeiras posições da tabela.
A própria perda do título da Copa do Brasil de 2019 se deu pelos problemas fora de casa. Após perder por 1x0 na Arena da Baixada, precisou se expor demais em casa e acabou saindo novamente derrotado, mesmo com as boas atuações ao longo de todo o torneio mata-mata.
Início do Brasileirão 2020
A CBF já divulgou a tabela básica do início do Brasileirão 2020. Apesar de ainda não ter definido as datas, sabe-se que o Inter enfrentará o Coritiba na estreia, fora de casa, com a possibilidade jogar no dia 8, 9 ou 10 de agosto. Foi acertado também que haverá rodada do campeonato entre as festividades de Natal e Ano Novo.