A pandemia global de Covid-19 afetou o esporte em todo o mundo. Gianni Infantino incentivou as equipes e ligas de futebol a iniciarem discussões sobre a adoção de medidas financeiras que possam ajudar a lidar com as dificuldades que possam surgir se qualquer tipo de crise de natureza semelhante atingir o mundo.
"Nos aspectos financeiro e de governança, também ouvi algumas propostas interessantes sobre uma ampla gama de tópicos", escreveu ele em uma carta aberta aos membros da FIFA.
"De limites salariais a limites de taxas de transferência ou outros mecanismos de tributação, à possível obrigação de órgãos governamentais, organizadores de competições e clubes de criar reservas ou contribuir com um fundo de reserva que pode ser útil em horas de necessidade como agora.
"Defendo pessoalmente regulamentos financeiros mais claros e rigorosos, impondo princípios de total transparência e boa governança, e não apenas limitando isso ao sistema de transferências, mas a todo o ecossistema do futebol".
"A FIFA já está trabalhando muito nessa área, mesmo se enfrentarmos alguns interesses fortes que lutam contra nosso apelo por uma melhor governança global em nosso esporte.
"Caros amigos, precisaremos de seu total apoio e compromisso para avançar para o próximo nível de boa governança no futebol globalmente.
"Eu acho que essas e outras medidas, projetos e idéias devem ser discutidas em todos os níveis. Eu sei que isso é algo que despertará intenso debate, mas o debate é saudável, e devemos falar sobre tudo juntos - enquanto estamos juntos durante esse período difícil ".
Enquanto isso, os clubes estão discutindo a perspectiva de jogar toda a temporada 2020/21 com portões fechados.
A pandemia do COVID-19 pode forçar o Inter a perder mais de 100 milhões de reais.