Embora o América-MG seja uma equipe organizada e de respeito - desclassificando o Corinthians nas oitavas de final -, fato é que deixar a competição na próxima quarta-feira (18), no estádio Independência, seria um enorme vexame frente uma equipe que atualmente ocupa a Série B. Com inúmeras desfalques importantes (Guerrero, Boschilia, Maurício, Moledo e Saravia) e com dúvidas não menos relevantes (Edenílson, Patrick, Galhardo e Abel) o Colorado precisará reverter a derrota mínima ocorrida no Beira-Rio, mas, mais do que apenas isso, superar o péssimo momento em todos os aspectos.
Sem vencer há 3 partidas, o momento de novo trabalho na casamata, equipe sem confiança e um preparo físico aparentemente no limite se somam ao bem treinado time de Lisca, que só perdeu 6 vezes em toda temporada.
Segundo o jornalista de GZH, Marcos Bertoncello, se o Clube do Povo buscar a reversão fora de casa no meio da semana, seria algo inédito. O Colorado jamais conseguiu reverter uma desvantagem em Copa do Brasil quando perdeu a primeira em casa. É verdade que isto ocorreu em apenas dois momentos: nas edições de 2014 e 2016. Na primeira, foi derrotado pelo Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio e acabou eliminado no Castelão com nova derrota, desta vez por 3 a 1.
A segunda vez foi no ano do rebaixamento colorado. Pela semifinal da competição, o Inter perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1. Buscou um empate em 2 a 2 no Independência, em Belo Horizonte, que não foi o suficiente para reverter a desvantagem.