O primeiro GreNal do ano e após uma longa pausa de 11 meses será de fato o primeiro grande teste para os dois titãs do Rio Grande do Sul. De um lado, o Grêmio trouxe Suarez e alguns bons nomes para o meio de campo, enquanto o Inter manteve a base titular de 2022 e tem Luiz Adriano podendo fazer sua estreia. Pela perspectiva dos colorados, qual time deveria ser escalado por Mano na Arena? Tentamos opinar sobre isso no pitaco deste sábado. Confira os pontos de vista da equipe do Somos Colorados:
Israel:
"Tem tudo para ser um bom jogo para ambas equipes avaliarem como estão, além do que com ambos classificados espero jogarem mais soltos. Temos total condição de vencer e fazer uma boa partida, a equipe está mais ajustada depois de um início com alguns empates, estamos crescendo na competição e vale lembrar que nos últimos 6 greNAIS tivemos 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota).
Não acho que o Mano vá mudar muito (maior dúvida imagino ser Jhonny ou Baralhas) e deve iniciar com: Keiller; Bustos, Mercado, Vitão e Renê; Baralhas, De Pena, Alan Patrick, Mauricio e Wanderson; Pedro Henrique.
Mudamos bastante nestes últimos 2 anos tirando algumas peças que geravam desconfiança (Dourado/Edenilson/Patrick/Cuesta/David, etc) e levo muita fé neste elenco, teremos Luiz Adriano para entrar no segundo tempo e bora pra cima deles!"
Ariel:
"Gre-Nal geralmente é um jogo muito nervoso, onde os medos defensivos quase sempre se sobrepoem ao jogo ofensivo, tornando a partida muito competitiva e disputada. Não vejo um claro favorio ao clássico, quase sempre o fator local é algo importante, sendo assim, diria que o Grêmio teria uma ligeira vantagem por atuar na Arena.
Quanto as equipes, o Inter vem de um bom final de 2022 e começou o ano mais devagar, enquanto que o rival começou motivado e tentando mostrar o seu "novo" nível, deixando para trás o legado da Série B. Vejo as equipes com condições semelhantes, e por isso começar bem a partida será algo fundamental. Se estiver concentrado e motivado, o time de Mano pode sim vencer o rival, será um teste interessante de ver e que pode dar uma "tranquilidade" ao trabalho Colorado neste início de temporada.
Acredito que a escalação não deve fugir muito da base que vem atuando, com Keiller, Bustos, Mercado, Vitão, Renê, Baralhas, De Pena, Alan Patrick, Mauricio, Wanderson e Pedro Henrique. A minha maior dúvida seria Baralhas e Jhonny. O norte-americano se adapta melhor a segunda função, por isso eu optaria por Baralhas neste jogo."
Alan:
"Embora o Inter não tenha me agradado neste início de Gauchão em praticamente todas as partidas o GreNal, todavia, será o primeiro jogo em que a principal característica do time de Mano Menezes - que deram muito certo no segundo semestre de 2022 - poderá ser utilizada: o contra-ataque em velocidade.
Ainda assim, prevejo o mesmo que meus colegas, um jogo nervoso, tenso, em que nenhuma das equipes deverá inventar ou se expor muito, tendo em vista que são grandes as chances de clássico nas finais, semanas depois. Se lembrarmos de 2021, o Inter de Cacique deu um "baile" no time de Roger na fase classificatória. Na fase final, no entanto, um lado tentou "repetir" o mesmo enquanto o outro buscou novas soluções, dando amostras de quanto o quesito estratégico deve ser bem pensado neste fim de semana. É um clássico importante, como sempre, mas ainda não é o momento de "jogar com todas as cartas do baralho", tentando se focar em fazer um bom jogo mas sem vislumbrar pistas na parte tática.
Nesse sentido, meu o time ideal na Arena teria o "feijão com arroz" com Keiller, Bustos, Mercado, Vitão, Renê, Baralhas, De Pena, Alan Patrick, Maurício, Wanderson e PH. A escolha por Baralhas é por seu maior poder defensivo, já que não vejo Johnny como um primeiro volante ideal e com maiores características de 2° volante, que quase nunca me impressionou quando esteve em campo. No ataque, gostaria muito de ver Luiz Adriano como 9, mas não seria o momento correto de tirar alguma das peças ofensivas logo no "canetaço". Sem um centroavante de origem, meu grande medo é de PH acabar "amarrado" por Kanemann no quesito físico e a posse de bola, consequentemente, não conseguir ser segurada lá na frente, cortando qualquer chance de transição e reação do SCI sem a bola nos momentos de pressão tricolor.
Em relação ao rival, é preciso ter muito cuidado com a movimentação e visão de Suarez. Ademais, penso que o Grêmio deverá ter maior posse de bola, devendo fazer uma forte pressão nos 25 min iniciais, ciente de que se quebrar a fortaleza do contra-ataque alvirrubro, terá grande vantagem nos 2/3 finais do jogo. O Inter tem que ter um início forte, coisa que não aconteceu em vários jogos contra equipes do interior."