Texto por Colaborador: Redação 13/11/2025 - 04:00

O Internacional deu um passo significativo no processo de avaliação de seu modelo de gestão e de opções de financiamento - que podem contemplar sua conversão em SAF. Conforme o Correio do Povo, o clube contratou a empresa Alvarez & Marsal (A&M), consultoria global de origem brasileira, mas com atuação mundial, especializada em consultoria de gestão, recuperação empresarial e melhoria de desempenho.

A contratação representa uma nova etapa do trabalho iniciado em agosto, conduzido por uma comissão especial que reúne o presidente Alessandro Barcellos, os ex-presidentes Marcelo Medeiros e Pedro Paulo Záchia, e o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Juchem, responsável pela coordenação dos trabalhos. O grupo conta ainda com profissionais e especialistas colorados sem vinculação política, que atuam em diferentes áreas de análise.

Após um diagnóstico preliminar sobre o contexto do clube e do futebol brasileiro, esse "grupo de notáveis" elaborou o escopo que orientará o estudo da Alvarez & Marsal. O objetivo é avaliar profundamente os dois modelos possíveis de gestão — o associativo, atualmente em vigor, e o modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol), sem, neste momento, preferência prévia por nenhum deles. A intenção é "esgotar" as possibilidades e identificar alternativas que melhor se adequem à realidade e aos objetivos estratégicos do Inter.

Além da análise financeira e estrutural, a A&M também deve propor melhorias de governança e modernização da administração colorada, de modo a tornar o clube mais eficiente e competitivo. Fundada em 1983, a empresa é reconhecida por sua atuação em crises complexas, ajudando organizações a resolver problemas, impulsionar o crescimento e acelerar resultados.

Inicialmente, a previsão era concluir os trabalhos da comissão até o fim de 2025, mas o cronograma deve ser estendido. A Alvarez & Marsal tem prazo até o final deste ano para concluir seu diagnóstico. Os resultados serão apresentados pela comissão especial ao Conselho Deliberativo nos primeiros meses de 2026, quando o Inter deverá avaliar os próximos passos.

O comitê técnico responsável pelo acompanhamento do estudo é composto por colorados independentes: Aod Cunha, Carlos Alberto Vargas Rossi, Daniel Cravo Souza, Fábio Bernardi, Maximiliano Carlomagno e Rogério Pastl.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram