Texto por Colaborador: Redação 18/05/2025 - 02:00

Neste sábado (17), o Internacional e mais 31 clubes das Séries A e B se posicionaram publicamente contra a atual condução da CBF e declararam apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, para assumir o comando da entidade máxima do futebol brasileiro.

No manifesto divulgado, os clubes afirmam: “O futebol brasileiro precisa virar o jogo. Afastados, banidos e impugnados, nenhum dos últimos cinco presidentes da CBF concluiu o mandato. O futebol não pode continuar sendo decidido nos tribunais. É hora de devolvê-lo aos gramados.”

O documento reúne equipes das duas principais ligas de articulação política do futebol nacional — Liga Forte União (LFU) e Libra — e foi resultado de uma reunião realizada no mesmo dia, reunindo clubes que se sentiram alijados do processo político para escolha do novo presidente da CBF.

Os clubes que assinaram o manifesto são: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória, Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova.

Dos 40 clubes das Séries A e B, apenas oito não se manifestaram: Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Paysandu, Remo e Athletic-MG.

Samir Xaud desponta como favorito na disputa pela presidência da CBF

Com a queda de Ednaldo Rodrigues determinada pela Justiça do Rio de Janeiro, a corrida pela presidência da CBF ganhou um novo capítulo. Ainda na quinta-feira da decisão, 19 das 27 federações estaduais romperam com Ednaldo e passaram a articular a candidatura de Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol.

A eleição foi marcada para o dia 25 de maio, com prazo até o dia 20 para o registro das chapas. A convocação feita pelo interventor Fernando Sarney, vice da CBF, gerou críticas entre os clubes. “Designaram a eleição em 24 horas, com apenas quatro dias para registro das chapas, em pleno domingo de rodada do Brasileirão. Mais uma vez, o foco não está no futebol. O jogo é outro: tirar dos clubes o protagonismo das decisões”, diz um trecho do manifesto assinado pelos times.

A composição do colégio eleitoral da CBF é formada por 27 federações estaduais, 20 clubes da Série A e 20 da Série B. Os votos têm pesos diferentes: federações valem 3, clubes da Série A valem 2 e os da Série B, 1. Para registrar uma candidatura, é necessário apoio de ao menos oito federações e cinco clubes.

Segundo aliados, Xaud já conta com o respaldo de 22 federações e estima ter o apoio de pelo menos dez clubes das Séries A e B — o que, na prática, pode garantir sua eleição por aclamação, sem necessidade de votação.

Candidatura de Reinaldo movimenta bastidores; campeões mundiais se manifestam

Após o anúncio da candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF, o apoio dos clubes veio de forma quase imediata. O movimento também ganhou força nas redes sociais, com ex-jogadores campeões mundiais compartilhando uma carta aberta assinada por Cafu, onde ele critica abertamente a crise institucional que atinge a entidade.

A eleição da CBF acontece em um momento crucial para o futebol brasileiro, às vésperas da primeira convocação de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção. O italiano anunciará a lista dos jogos contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, marcando o início de uma nova era na equipe nacional — justamente em meio ao turbilhão político que sacode a cúpula do futebol nacional.

 

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram