Texto por Colaborador: Redação 17/06/2025 - 02:00

O novo Mundial de Clubes da FIFA começou neste sábado (14), nos Estados Unidos, com grandes públicos e partidas movimentadas. Mas, para os torcedores gaúchos, resta apenas acompanhar de longe e sonhar com uma vaga na edição de 2029.

Com o mesmo critério de classificação em vigor, Inter e Grêmio só terão chances reais de participar se conquistarem a Libertadores até 2028. O torneio contará com quatro vagas para os campeões continentais de 2025, 2026, 2027 e 2028, além de duas vagas extras pelo ranking da Conmebol, baseado no desempenho dos clubes nesse período.

O Colorado, que disputa a Libertadores de 2025, já começou a somar pontos no ranking, mas isso dificilmente será suficiente. Isso porque há um limite de dois clubes por país no Mundial, regra que só é superada caso mais de dois times do mesmo país conquistem a Libertadores — como aconteceu no Brasil com Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo.

Ranking desfavorece clubes brasileiros

Essa hegemonia brasileira na competição continental praticamente inviabiliza a classificação de outro clube do país via ranking. Para isso acontecer, seria necessário que, no máximo, um time brasileiro fosse campeão da Libertadores entre 2025 e 2028, cenário considerado improvável.

Na edição atual do Mundial, por exemplo, Boca Juniors e River Plate garantiram vaga justamente pelo ranking da Conmebol, favorecidos pela diversidade de campeões continentais nos últimos anos.

Inter segue vivo, e Grêmio ainda busca vaga
Para Inter e Grêmio, o único caminho viável é conquistar a Libertadores até 2028. O Colorado ainda sonha com a taça neste ano, mas terá o Flamengo pela frente nas oitavas de final. Já o Grêmio, que está fora da atual edição, precisará ao menos garantir presença na Libertadores de 2026 para manter viva a esperança.

Quem já está classificado para 2029?
A edição de 2029 do Mundial já tem alguns campeões continentais confirmados:

PSG (França)

Al Ahli (Arábia Saudita)

Pyramids (Egito)

Cruz Azul (México)

Além disso, a FIFA deve aproveitar os preparativos para a Copa do Mundo de 2030 para testar estádios. A Espanha — que receberá boa parte do Mundial de seleções ao lado de Portugal e Marrocos — é forte candidata a ser a sede do Mundial de Clubes de 2029.

 

Categorias

Ver todas categorias

Tu é a favor do retorno de Taison ao Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

87 pessoas já votaram