Texto por Colaborador: Redação 02/07/2025 - 01:15

O futebol brasileiro pode finalmente estar de volta ao principal game de futebol do mundo — e desta vez, com novidades além dos clubes. Segundo apuração do jornal Estadão, a EA Sports fez uma proposta formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para incluir não apenas os times nacionais no EA Sports FC 26, mas também as seleções masculina e feminina no novo título da franquia.

A negociação está em andamento, mas ainda sem uma definição. Mesmo que a CBF aceite os termos, isso não significa que todos os clubes brasileiros estarão garantidos no jogo. A legislação brasileira, por meio da Lei Pelé, exige que a EA negocie individualmente com cada jogador e clube — o que torna o processo complexo, como já ocorreu com a Konami em edições anteriores do PES e eFootball.

Enquanto isso, os representantes da EA seguem em ritmo acelerado, buscando acordos diretamente com os clubes. Até o momento, ao menos 12 times, incluindo o Internacional, já teriam fechado contrato de licenciamento, segundo vazamentos recentes. A lista ainda inclui Corinthians, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Fortaleza, Botafogo, Cuiabá, Criciúma, Athletico, Atlético-GO e Juventude — todos integrantes da Liga Forte Futebol (LFF).

Apesar da existência das ligas Libra e Liga Forte União (LFU), que concentram o poder de negociação de diversos clubes, as tratativas estão sendo feitas de forma individual. A expectativa é que, até 2027, essas entidades se unifiquem para facilitar os acordos comerciais com empresas como a EA Sports.

Outra boa notícia veio de Madri. Em um evento de games na capital espanhola, o produtor-associado da franquia, Sam Rivera, afirmou que EA Sports FC 26 trará mudanças profundas, baseadas no que a comunidade pediu. “Sempre ouvimos os jogadores, mas agora estamos totalmente integrados à comunidade para o próximo jogo. A diferença entre o novo título e o anterior é algo que nunca vi tão grande antes”, afirmou Rivera.

Se confirmadas as negociações com a CBF e os clubes, o retorno oficial do Brasileirão — e do Inter — ao game pode ser o maior desde FIFA 16, quando os times brasileiros apareceram pela última vez com jogadores reais. Desde então, o Brasil tem sido representado de forma limitada, com nomes fictícios e participações restritas via licenciamento da CONMEBOL para torneios como Libertadores e Sul-Americana.

A inclusão das seleções brasileira masculina e feminina também seria inédita na nova era da franquia, reforçando o foco global da EA Sports para a próxima edição do game. Resta agora aguardar os desdobramentos das negociações — e torcer para que os colorados possam enfim jogar com o Inter completo no EA Sports FC 26.

Categorias

Ver todas categorias

Tu é a favor do retorno de Taison ao Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

87 pessoas já votaram