Texto por Colaborador: Redação 09/10/2025 - 13:00

O Conselho Deliberativo do Inter analisará nas próximas semanas uma proposta de reforma do estatuto do clube que prevê mudanças significativas na estrutura política e administrativa. Segundo informações do jornalista Rodrigo Oliveira do GZH, estão entre os principais pontos a redução do número de conselheiros, a regulamentação para criação de um terceiro uniforme e as regras para uma eventual transformação do clube em SAF.

O texto foi elaborado pela Comissão de Assuntos Estatutários do Conselho, com base em sugestões dos associados. A votação deve ocorrer entre o fim de outubro e o início de novembro. Caso seja aprovado pelos conselheiros, o novo estatuto ainda precisará da aprovação da maioria dos sócios em Assembleia Geral.

Entre as mudanças propostas, o texto-base estabelece que a conversão do Inter em SAF só poderá acontecer com aprovação de dois terços do Conselho e dos associados. Além disso, dirigentes e executivos do clube não poderão ocupar cargos de gestão ou ter controle da SAF por cinco anos após deixarem suas funções. O documento também garante a preservação do nome, escudo, hino e cores do Inter.

Outro ponto importante é a regulamentação do terceiro uniforme, permitindo liberdade criativa, mas vetando o uso de cores que remetam à identidade de clubes rivais.

Um dos destaques que será votado separadamente propõe a redução do número de conselheiros eleitos de 300 para 260.

O novo estatuto também traz alterações no processo eleitoral. Está prevista a possibilidade de até três candidatos disputarem o segundo turno, com um eventual terceiro turno caso nenhum deles obtenha maioria dos votos. Além disso, o peso do voto dos sócios poderá variar conforme o tempo de associação, e o prazo mínimo para que o sócio possa votar passará de um para três anos.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram