Reprodução / E.C. Juventude Oficial TVO Juventude se despediu do Campeonato Gaúcho na semifinal em um jogo repleto de polêmicas contra o Grêmio. A arbitragem voltou a ser alvo de críticas por parte dos dirigentes do clube alviverde, especialmente pelo gol tricolor nos acréscimos, irregular devido a uma falta na jogada, e pela confusão gerada com a invasão de campo do técnico gremista Gustavo Quinteros.
Após a partida do sábado (1º), o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, manifestou sua revolta com a arbitragem e relembrou situações passadas em que o clube teria sido prejudicado.
— Pra variar, mais uma vez o Juventude foi tirado do campeonato com ajuda da arbitragem. No ano passado, foi a mesma coisa (na final contra o Grêmio), com um pênalti claro no Gilberto não marcado. Este ano, houve uma falta clara, todo mundo viu (no gol de Gustavo Martins) — criticou Pizzamiglio, que também alfinetou os dirigentes gremistas e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF):
— Não vou fazer como o adversário, que passou a semana chorando, esperneando. Parece que sofrem todo jogo com a Federação, dá até pena, né? Faz tantos anos que não tem Gre-Nal na final, então está aí, vai ter um Gre-Nal na decisão.
Pizzamiglio ainda destacou o desempenho do time e lamentou o desfecho da competição:
— Orgulho da nossa equipe. Estávamos todos aqui p... da cara, os nossos últimos jogos não foram da forma que jogamos. Se não fosse a arbitragem, teríamos terminado em primeiro lugar na fase classificatória e teríamos um Ca-Ju agora. Conversamos no vestiário, ajustamos tudo e vencemos hoje (sábado). Este time merecia ter sido líder e conquistado o título.
A semana foi marcada por questionamentos sobre a arbitragem no Gauchão 2025, elevando a tensão entre Juventude e Grêmio antes do jogo decisivo da semifinal. A classificação gremista ficou ainda mais conturbada após um episódio envolvendo o técnico Gustavo Quinteros.
No momento do gol de Gustavo Martins, o treinador invadiu o campo para protestar com o árbitro Anderson Daronco, que se encaminhava ao VAR para revisar o lance. Durante a confusão, Quinteros acabou se envolvendo em uma agressão contra o atacante Ênio, do Juventude, e foi expulso.
O diretor-executivo do Juventude, Júlio Rondinelli, condenou a atitude do treinador gremista.
— Quanto à postura do treinador deles (Grêmio), eu estava próximo. Eles deixaram o segurança do Grêmio passar, e eu reivindiquei a passagem. E ele agrediu um atleta, cara. É uma cena que deveria repercutir no Brasil. O cara não pode agredir um jogador, assim como também não pode ser agredido. Mas, a partir do momento que ele agride, ele merecia ter tomado um soco na cara. Ele merecia — disparou Rondinelli, antes de continuar:
— Porque a agressão não leva a lugar nenhum. Mas se você agride, merece ser agredido. Ele deveria repensar sua conduta. Um professor, um comandante, representando uma nação gigante como o Grêmio, vem ao Brasil trabalhar e agride um atleta? Isso abre um precedente perigoso.
Segundo informações da Rádio Gaúcha, o atacante Ênio foi à delegacia após o jogo para registrar um boletim de ocorrência contra Quinteros pela agressão sofrida.
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada