Texto por Colaborador: Redação 26/09/2024 - 00:30

Os clubes da Liga Forte União (LFU) - da qual o Inter faz parte - chegaram a um acordo sobre a recompra de parte de seus direitos comerciais de um grupo de investidores capitaneado pela Life Capital Partners (LCP), em acordo válido por 50 anos, revelou o site Máquina do Esporte.

Originalmente, a negociação anterior à venda de 20% desses ativos, mas, após perceberem que estariam em desvantagem financeira em relação aos clubes da Libra, optou-se pela redução dessa fatia à LCP para 10% a 12%.

O tema já foi discutido no início de setembro, em uma reunião no Rio de Janeiro, mas sem resultados concretos. Desta vez, no entanto, os clubes da LFU chegaram a um acordo e já marcaram um novo encontro, que ocorrerá online na próxima sexta-feira (27), para tratar de outras questões financeiras.

Entre os tópicos que serão abordados na próxima reunião estão a escolha de uma agência para negociar os direitos de transmissão no exterior e em plataformas de apostas, a venda dos direitos de mídia da Série B e a escolha de uma empresa para gerenciar a comercialização das placas publicitárias das Séries A e B. Alguns clubes, que possuem contratos individuais, não farão parte dessas negociações coletivas.

A recomposição dos direitos comerciais não foi decidida de forma uniforme entre os clubes, já que as situações financeiras variam bastante. Alguns clubes, como aqueles que disputaram a Série B em 2023, ainda aguardam a finalização da rescisão de contrato com a Brax Sports Assets, agência que tinha um acordo de cinco anos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para negociar os direitos da Série B. 

Por outro lado, há clubes que, devido a dificuldades de fluxo de caixa, decidiram vender uma parte maior de seus direitos, como é o caso do CRB e da Chapecoense, que vão negociar 17%. Ambos os tempos estão lutando para evitar o rebaixamento à Série C, o que representaria um impacto financeiro ainda mais severo.

Além disso, os clubes da Série A, que já receberam mais de 50% dos valores acordados, também optaram por recomprar parte de seus direitos, limitando a participação dos investidores a algo entre 10% e 12%. Há ainda equipes que recentemente se juntaram à LFU, como Botafogo-SP, Ituano e Corinthians, que não chegaram a negociar percentual algum de seus direitos comerciais. No caso Colorado, a matéria não traz detalhes de qual será essa proporção, enquanto o SCI já recebeu R$ 109 milhões. 

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

37 pessoas já votaram