Texto por Colaborador: Redação 24/11/2022 - 01:30

O próxima Mundial de Clubes da FIFA pode estar chegando aos Estados Unidos. De acordo com relatórios recentes, o órgão internacional do futebol está de olho em um novo local para o torneio. Anteriormente, os favoritos para sediar eram a China e os Emirados Árabes Unidos. No entanto, nenhum país chegou a um acordo final com a FIFA.

Não há indicação de quais cidades receberiam jogos do Mundial de Clubes nos Estados Unidos.

A partir do início de setembro, nenhuma decisão final do oficial. No entanto, os EUA passaram a liderar a fila quando se trata de sediar a competição. Se garantido, provavelmente aconteceria em fevereiro de 2023. Tradicionalmente, o torneio ocorre em dezembro de cada ano. No entanto, a FIFA eliminou as duas últimas competições em fevereiro do ano seguinte, e a versão '2022' parece seguir o exemplo.

As datas de agendamento para o próximo Mundial de Clubes são algo para ficar de olho. Faz sentido colocar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em dezembro de cada ano, pois coloca os vencedores continentais daquele ano uns contra os outros. No entanto, com a Copa do Mundo marcada para novembro e dezembro, a FIFA provavelmente não quer empilhar torneios em rápida sucessão. O prazo provável para o torneio em 2023 é de 6 a 12 de fevereiro, dois bons meses afastados da Copa do Mundo.

Mesmo assim, certas competições têm restrições de horário. A fase eliminatória da UEFA Champions League acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro. Na Espanha, a Copa del Rey parece marcada para os dias 8 e 9 do mesmo mês. O Real Madrid é um provável candidato em ambas as competições. Além disso, representa a UEFA no Mundial de Clubes. Consequentemente, fevereiro seria um mês agitado, para dizer o mínimo, para Los Blancos. A solução simples para este cenário seria a Federação Espanhola de Futebol mudar as jornadas da Copa del Rey, caso o Real Madrid estivesse envolvido.

Mundial de Clubes da FIFA nos Estados Unidos traz mudanças

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2023 nos Estados Unidos traria mudanças por vários motivos. Em primeiro lugar, seria a primeira vez que este torneio encontra um anfitrião na América do Norte. O anfitrião tradicional é um país asiático, seja o Japão, os Emirados Árabes Unidos ou o Catar.

Além disso, a FIFA quer expandir o torneio para 24 equipes. Anteriormente, a competição só permitia vagas para os campeões da copa continental, além dos vencedores da liga nacional do anfitrião. A FIFA planeja ter 24 equipes na competição divididas em oito grupos de três. No entanto, a UEFA quer menos representação para participar nas suas próprias competições.

Alguns times estão garantidos para jogar, independentemente se a quantidade de equipes aumentar. O representante da UEFA é o Real Madrid. O Seattle Sounders, da MLS, venceu pela primeira vez a Liga dos Campeões da CONCACAF, conquistando seu ingresso para o Mundial de Clubes, que poderia muito bem ser nos Estados Unidos como vantagem em casa.

 

Categorias

Ver todas categorias

Alemão demonstrou capacidade suficiente para ser o n°9 titular em 2023?

Sim

Votar

Não

Votar

203 pessoas já votaram