O mapa da Libertadores: os 32 classificados, as chaves e o sorteio

Texto por Colaborador: Redação 16/03/2023 - 23:26

A fase anterior da Copa Libertadores 2023 culminou nesta quinta-feira com a confirmação dos últimos times classificados para a fase de grupos, que terá início em abril. Porém, antes disso, deve ser realizado o sorteio que ordena os grupos e que tem algumas regras, como a de que times do mesmo país não podem se enfrentar.

A última jornada da Fase 3 deixou dois candidatos a caminho da fase final. O Cerro Porteño, comandado por Facundo Sava, venceu por 2-1 (3-1 global) e eliminou o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda. No final da noite, depois de um jogo complexo e com importantes intervenções do VAR, o Sporting Cristal se classificou ao vener por 1-0 o Huracan, no Peru: Irven Ávila marcou o único gol da noite aos 96'!

Vale esclarecer que apenas times da mesma nação poderão se enfrentar caso um deles venha da Fase Preliminar (como no caso do Atlético-MG), então o único brasileiro que poderia enfrentar Inter, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Fluminense são os mineiros.

Assim como na última edição, os dois primeiros da fase de grupos avançam para as oitavas de final, enquanto o terceiro seguirá para a Copa Sul-Americana. Os últimos ficarão de fora de ambas as disputas.

Potes da Copa Libertadores 2023

Pote 1:
Flamengo
River
Palmeiras
Boca
Nacional (Uruguay)
Paranaense
Independiente del Valle
Olimpia


Pote 2:
Libertad (Paraguay)
Atlético Nacional
Internacional
Barcelona
Racing
Corinthians
Colo-Colo
Fluminense


Pote 3:
Bolivar
The Strongest
Melgar
Alianza Lima
Argentinos
Metropolitanos
Aucas
Monagas


Pote 4:
Liverpool
Deportivo Pereira
Ñublense
Patronato
Atlético Mineiro
Independiente Medellín
Sporting Cristal
Cerro Porteño

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2023 finalmente acontecerá na segunda-feira, 27 de março, com horário a ser confirmado, apesar de inicialmente acontecer na quarta-feira, dia 22. Ele ordenará as 32 equipes classificados em oito grupos de quatro times cada.

O calendário da Libertadores

A fase de grupos começará em 4 de abril e terminará em 29 de junho. Em seguida, as oitavas de final acontecerão entre 18 e 27 de julho, as quartas de final acontecerão entre 22 e 31 de agosto, as semifinais acontecerão entre 26 de setembro e 5 de outubro. A grande final será no dia 11 de novembro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Categorias

Ver todas categorias

Tu gostou da nova camisa titular de 2024?

Sim

Votar

Não

Votar

119 pessoas já votaram