Texto por Colaborador: A. Rother 27/06/2026 - 01:08

O Operário-PR formalizou nesta sexta-feira seu pedido de desligamento da Futebol Forte União (FFU), enviando notificação extrajudicial à liga e à Sports Media Entertainment, investidora do bloco. A informação é do UOL. O movimento deve puxar outros clubes: Goiás, Cruzeiro e Botafogo também encaminharam comunicados ameaçando saída — e a tendência, segundo apuração, é que as retiradas se confirmem nas próximas semanas.

O principal argumento do Operário é o conflito de interesses na transmissão. O clube questiona o fato de a agência LiveMode — dona da CazéTV, que tem Casimiro Miguel como sócio da holding global — acumular os papéis de sócia dos direitos de transmissão da FFU, comercializadora e transmissora ao mesmo tempo. O documento também aponta "excessiva concentração de poder na figura do investidor" e critica o controle sobre os fluxos financeiros do bloco, descrito como um "instrumento de subordinação dos clubes". O Operário pediu a devolução dos direitos econômicos cedidos e classificou a notificação como "irrevogável".

Goiás, Cruzeiro e Botafogo deixaram uma brecha: condicionam a permanência a alterações contratuais que garantam o direito de livre desligamento — exigência reforçada pelo Cade, que também tomou medidas para evitar que a Sports Media crie obstáculos às saídas. Os três clubes deram prazo de dez dias úteis para respostas. Não havendo acordo, a saída está decretada.

Nos bastidores, a movimentação faz parte de uma articulação maior para reunir os clubes junto à CBF e formar uma liga única.

Categorias

Ver todas categorias

Alan Patrick e Borré devem ser negociados?

Sim

Votar

Não

Votar

22 pessoas já votaram