Texto por Colaborador: Redação 28/01/2026 - 01:20

O GE.com apresentou o potencial que cada time para a rodada 1° do Brasileirão comparando o desempenho nos últimos 60 dias como mandante ou visitante em todas as competições e também nos últimos seis jogos independentemente do mando. Também são consideradas as performances defensiva e ofensiva das equipes no jogo aéreo e no rasteiro. Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, são analisados 76.386 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.135 jogos de Brasileirões desde 2013 que servem de parâmetro para a produtividade atual de cada equipe.

FAVORITISMO: INTER 50% x 24% CAP

Embalado pela goleada consagradora de virada em casa por 4 a 2 no clássico contra o Grêmio, o Internacional estreia no Brasileirão contra Athletico-PR carregando um excelente retrospecto nos pontos corridos.

Desde 2006, o Inter tem histórico muito dominante quando mandante neste confronto, com 12 vitórias e apenas uma derrota (em 2023) em 17 jogos. Foram apenas quatro empates.

O Athletico-PR faz seu primeiro jogo pela Série A após a disputar A Série B no ano passado, uma transição sempre desafiadora para os clubes. E os principais jogadores farão apenas seu segundo jogo oficial na temporada, após a derrota no clássico contra o Coritiba (1 a 0, no dia 17).

Descansada e com a partida da segunda rodada adiada para o dia 18 de fevereiro, contra o Corinthians, o Athletico-PR em tese poderá colocar um pouco mais de energia em campo, o que também é um risco para um início de temporada.

Fora o clássico contra o Coritiba, em que os titulares tinham média de 27 anos, o Athletico-PR disputou as rodadas iniciais do Paranaense com equipes de média de idade de variando entre 21 anos (três vezes) e 24 anos (duas vezes).

Já equipe do Inter foi encorpando ao longo do Gaúcho, começando a competição com média de 22 anos, passando para 24, depois 26 e nas duas últimas partidas, os titulares tinham média de 29 anos.

Em comparação com a equipe provável do Inter para a estreia, os defensores entraram primeiro no time, e os demais titulares ganharam ritmo contra o Internacional de Santa Maria, às vésperas do Gre-Nal.

Com esse planejamento, o Inter venceu as três partidas do Gaúcho quando visitante, incluindo o clássico.

Como mostra o gráfico de xG, a defesa gaúcha ficou mais exposta na segunda metade do segundo turno do Brasileirão passado, o que deixou a equipe sob forte estresse em sua luta para permanecer na Série A nesta temporada, mas o objetivo foi alcançado sob o comando emergencial do técnico Abel Braga, e o desempenho no clássico da equipe agora orientada pelo treinador uruguaio Paulo Pezzolano deu esperanças ao torcedor.

Como disputou a Série B no ano passado, não há dados do Athletico-PR pela Série A em 2025. O técnico Odair Hellmann foi mantido na equipe e, fora a partida contra o Coritiba, manteve apenas um rotina de treinos com o elenco principal, reforçado por enquanto com o meia Alejandro García (ex-Once Caldas), o lateral Gilberto (ex-Palmeiras) e os volantes Jadson (ex-Juventude), Juan Portilla (ex-Talleres) e Luiz Gustavo (ex-São Paulo). Para o ataque, negocia a contratação de Cetré, do Estudiantes e da seleção colombiana.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

50 pessoas já votaram