Reprodução / GEO presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou em entrevista ao GE que o impedimento semiautomático será implementado em 2026 no Campeonato Brasileiro e nas finais da Copa do Brasil.
Durante a conversa, Xaud também detalhou o modelo de Fair Play Financeiro que pretende implantar no futebol nacional: "Nós queremos um modelo autossustentável. Um futebol que você não tenha teto de receita, mas tenha teto de gastos. Você só vai gastar o que arrecada."
O dirigente explicou os objetivos da medida: "Evitar um endividamento dos clubes, evitar o 'doping financeiro'. É o que eu sempre falo: um clube que está devendo, mas contratando jogadores de milhões, prejudica um clube menor que paga em dia. O que a gente quer evitar é esse desequilíbrio."
Sobre a profissionalização da arbitragem, Xaud fez questão de esclarecer a situação após declarações do coordenador da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, sobre uma possível "primeira leva de árbitros profissionais até o fim de 2026".
"Na verdade, não tem nada definido sobre profissionalização da arbitragem. O que estamos fazendo é uma modernização e educação continuada. A CBF tem investido muito", esclareceu o presidente.
Xaud ressaltou que o processo demanda cautela: "A profissionalização requer estudo e tempo, mas é um caminho. A CBF tem que ter o pé no chão, conversar bastante, montar um programa, para depois tratar de profissionalização."
**Reforma no calendário e redução dos estaduais**
Xaud também detalhou os planos para reformulação do calendário nacional: "Na verdade, essa é uma decisão da gestão da CBF em relação à reformulação de todos os campeonatos do futebol brasileiro. Já falei da redução dos estaduais, isso é parte desse princípio da redução de datas."
O presidente confirmou que os estaduais terão apenas 11 datas para times das séries A e B, enquanto as séries C e D terão maior flexibilidade. "Precisamos enxugar nossos campeonatos para termos maleabilidade maior em relação a datas. Em menos de 50 dias vamos apresentar o modelo de calendário do futebol de 2026", prometeu.
**Liga dos clubes deve partir de dentro da CBF**
Sobre a criação da liga dos clubes, Xaud defendeu que a iniciativa deve surgir internamente: "Acredito que a liga seria importante, mas uma liga criada dentro da CBF, com a participação dos clubes. Eles até hoje não conseguiram criar a liga por terem pensamentos distintos."
O dirigente explicou o papel da entidade: "A CBF entraria como mediadora, como parceira. A CBF é a responsável pelo futebol brasileiro perante Conmebol e Fifa. Por isso a gente acredita que essa liga tem que partir de dentro da CBF."
Questionado sobre a gestão, Xaud foi flexível: "A gestão poderia ser dos clubes em relação a alguns pontos, em outros seria da CBF. Esse diálogo já está acontecendo. O que a gente espera é que antes do término do meu mandato a gente tenha algo mais concreto com relação à liga."
**Fair Play Financeiro em discussão com clubes**
O presidente revelou que o processo de implementação do Fair Play Financeiro já começou: "O 'kickoff' foi dado. Há algumas semanas, tivemos o primeiro encontro com todos os clubes da Série A, 14 da Série B, federações e os especialistas. Nesse momento, demos 90 dias para discutir qual será o melhor formato para o futebol brasileiro."
Xaud reconheceu que será um processo gradual: "Primeiro a gente tem que achar um norte, depois precisamos dar tempo aos clubes para começarem a se adaptar a uma nova realidade. Esperamos que a médio e a longo prazo a gente consiga encontrar o melhor modelo para o futebol brasileiro."
Sobre os prazos, o dirigente foi cauteloso: "Eu não posso falar data, até porque na Europa passaram dez anos até achar o melhor modelo para implementar. Mas, com esses modelos que já existem mundo afora, a gente sabe o que funciona. O que queremos é implantar o mais rápido possível, dentro da nossa realidade."
As declarações do presidente da CBF sinalizam mudanças estruturais importantes no futebol brasileiro, abrangendo desde reformas no calendário até a criação de mecanismos de controle financeiro dos clubes.
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada