Texto por Colaborador: Redação 19/09/2022 - 17:56

O melhor time do returno do Brasileirão tem mais um desafio pela frente! Nesta segunda-feira (19/09), a partir das 20h, o Clube do Povo enfrenta o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em partida da 27ª rodada nacional. A partida será transmitido por SporTV e Premiere.

A preparação colorada foi inaugurada na última terça-feira (13/09), três dias depois da vitória de 1 a 0 conquistada pelo time de Mano Menezes sobre o Cuiabá, no Beira-Rio. O primeiro dia de trabalhos contou com exercícios técnicos de posse de bola e atividades físicas na academia. O treino no gramado do CT Parque Gigante teve como foco as trocas de passes, e cobrou muita intensidade do grupo de jogadores.

Com o correr dos dias, o foco persistiu tanto no aspecto físico quanto nos trabalhos técnicos e táticos. Na quinta-feira (15/09), por exemplo, Mano comandou um coletivo de 11 contra 11, que contou com a participação de atletas campeões gaúchos na categoria Sub-20. No dia seguinte, o grupo treinou separado: alguns fizeram atividades de transição e outros exercitaram cruzamentos e finalizações.

Já no encerramento da semana, atividades fechadas para a imprensa garantiram privacidade para a comissão realizar os necessários ajustes finais de posicionamento e movimentação com os atletas. Além disso, o elenco também participou de atividades de bola parada ofensiva e defensiva antes da viagem para Goiânia, onde o Inter desembarcou já na noite de domingo (18/09).

Mano Menezes precisará superar três desfalques importantes para escalar o Inter. Depois de sofrer um trauma no olho durante o treino de sexta-feira (16/09), Daniel sequer viajou para o Centro-Oeste. Já o meio-campista Johnny foi convocado para os dois últimos amistosos que a Seleção dos Estados Unidos disputará antes da Copa do Mundo de 2022. Wanderson, por fim, ainda se recupera de desconforto muscular sofrido no jogo passado.

Por outro lado, Thauan Lara e Carlos de Pena estão de volta. O lateral, que conquistou o vice-campeonato do Torneio Internacional com a Seleção Sub-20, foi desfalque nas últimas duas partidas disputadas pelo Clube do Povo, ao passo que o uruguaio, que acaba de ter seu contrato renovado com o Inter, precisou cumprir suspensão por acúmulo de cartões na rodada passada. Confira a lista de relacionados para o duelo com o Atlético-GO.

O triunfo de 1 a 0 sobre o Cuiabá, conquistado com gol de Alemão, deixou o Inter na vice-liderança do Brasileirão, posição perdida apenas no início da noite de domingo, após a confirmação da vitória de 2 a 1 do Fluminense sobre o Flamengo. O resultado levou o Tricolor aos 48 pontos, dois a mais do que os somados pelo Clube do Povo. Uma vitória em Goiânia, portanto, devolveria o Colorado à segunda colocação.

Líder do país, o Palmeiras também já foi a campo na 27ª rodada. Dentro de casa, o Alviverde venceu o Santos por 1 a 0, e assim chegou aos 57 pontos. Quem tropeçou foi o trio formado por Flamengo, Corinthians e Athletico-PR. Dos perseguidores colorados, que completam o G6, apenas o Furacão pontou: na Arena da Baixada, ficou no 2 a 2 com o Cuiabá, enquanto o Timão perdeu para o América-MG, em Belo Horizonte, pelo placar de 1 a 0.

O volante Gabriel elogiou a semana de preparação colorada durante entrevista concedida para o Canal do Inter. De acordo com o atleta, o período compreendido desde a vitória sobre o Cuiabá foi importante para o elenco dar continuidade aos ajustes que o estilo de jogo do Inter precisa. Afinal, os bons resultados não significam que o time já esteja na forma perfeita para atingir resultados à altura da ambição do grupo.

“Toda semana aberta é importante, justamente, para trabalhar e, mesmo com vitórias, ajustar algumas coisas que precisamos melhorar. Todo dia precisamos de alguns ajustes, é normal. A equipe vem bem, concentrada, trabalhando forte durante a semana. Tenho certeza que vamos chegar lá de uma maneira bem concentrada, sabendo o que queremos. Nosso objetivo é muito grande dentro da competição, para fazer um grande jogo e conseguir a vitória fora de casa que vai ser muito importante para a nossa caminhada.”

O Inter chega para a 27ª rodada no embalo de cinco jogos de invencibilidade no Brasileirão. Em todas as partidas disputadas neste período, Gabriel empunhou a braçadeira de capitão colorado. A responsabilidade, de acordo com o próprio, não altera as características que lhe acompanham desde que chegou ao Clube do Povo. Bem acolhido pelo grupo, o meio-campista se sente à vontade para ajudar a equipe da melhor maneira possível.

“Como eu disse desde a primeira vez que pisei aqui no Inter, me senti muito bem acolhido. Vim para poder ajudar com alguma certa experiência, e também podendo ser ajudado pelos que já estavam aqui. É o mesmo Gabriel de sempre, pode ter certeza. Com a braçadeira ou sem, independente de qualquer coisa, estamos aqui para ajudar e vencer. Principalmente para vencer. Todos estão com fome disso e eu venho falando bastante de dedicação, trabalho, que tem que pagar o preço, e a equipe vem respondendo bem.”

Repetir no Nacional o desempenho apresentado nos mata-matas: esta é a missão do Atlético-GO para a reta final do Brasileirão. Vice-lanterna do país, o Dragão, que nesta temporada chegou até a fase de quartas de final da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Corinthians, e às semis na CONMEBOL Sul-Americana, competição em que sucumbiu para o São Paulo; soma 22 pontos na tabela, e está a seis do Coritiba, primeira equipe fora do Z4.

Contratado pelo Atlético-GO nos últimos dias do mês de agosto, o técnico Eduardo Baptista aproveitou sua primeira semana livre de jogos com o elenco para encaminhar diversas modificações no time que irá a campo sob o comando do auxiliar Eduardo Souza. O comandante rubro-negro, afinal, foi expulso na rodada passada, quando o Dragão perdeu para o Coritiba, fora de casa, por 2 a 0. Na partida, o meia Jorginho também recebeu cartão vermelho.

Suspenso, o atacante Luiz Fernando completa, junto de Peglow, a lista de desfalques rubro-negros para a partida contra o Inter. Assim, a provável escalação do Atlético-GO conta com seis mudanças em relação ao time que enfrentou o Coxa. Nesta segunda-feira, o Dragão deve ter: Renan; Dudu, Lucas Gazal, Klaus e Arthur Henrique; Willian Maranhão, Rhaldney, Airton, Shaylon e Wellington Rato; Churín.

Inter e Atlético-GO já se enfrentaram 16 vezes na história, e o Colorado leva vantagem no confronto com o Dragão. Até aqui, o Clube do Povo soma sete vitórias contra duas do Rubro-Negro – também já ocorreram cinco empates entre as equipes. No primeiro turno, o duelo do Beira-Rio, disputado no dia 30 de maio e válido pela oitava rodada do Brasileirão, foi encerrado com o placar de 1 a 1.