Rebaixamento do Athletico altera duelo de forças entre Libra e Liga Forte

Texto por Colaborador: Redação 12/12/2024 - 16:30

O rebaixamento do Athletico-PR à Série B influenciou as negociações sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2025, alterando o equilíbrio entre os grupos Libra e Liga Forte Futebol (LFU). Com as definições das Séries A e B, a Libra contará com nove clubes na elite, enquanto a LFU terá 11. Na Série A de 2024, 12 times faziam parte da LFU, enquanto 8 eram da Libra.

A Libra já fechou contrato com a Globo, inicialmente avaliado em R$ 1,3 bilhão pelos direitos de TV aberta, fechada e pay-per-view, mas reduzido em 11% após a saída do Corinthians. Por outro lado, a LFU ainda negocia parte de seus direitos. A Record, o YouTube (CazeTV) e a Amazon já adquiriram algumas partidas, totalizando cerca de R$ 700 milhões. Contudo, a perda de 19 jogos devido ao rebaixamento do Athletico reduz a oferta disponível para negociação, agora limitada a 3,5 partidas em vez de quatro, revelou o colunista do UOL, Rodrigo Mattos.

As conversas com a Globo continuam, e o número reduzido de partidas pode afetar os valores do contrato. A tendência é que o acordo contemple uma variação no valor, proporcional à quantidade de jogos disponíveis em cada edição, mas os detalhes ainda estão sendo definidos.

Inicialmente, a LFU fez uma pedida considerada alta pela emissora, mas as negociações seguem em um patamar mais moderado. Outras empresas, como a Warner, também demonstraram interesse. Além do acordo, os clubes ainda planejam se unir para criar uma liga e organizar o Brasileirão. 

Times da LFU na Série A: Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Mirassol, Juventude, Sport e Vasco.

Times da Libra na Série A: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

227 pessoas já votaram