Reprodução / TV INTERRoger Machado fez um balanço detalhado das escolhas que deram certo na vitória do Internacional sobre o Bragantino por 3 a 1. O técnico colorado destacou principalmente a evolução de Ricardo Mathias e as reformulações no meio-campo que deram mais liberdade a Alan Patrick.
"Acho que foi uma grande vitória para diminuir um pouquinho da pressão. A gente trabalha para se manter equilibrado nesse momento de muita turbulência", analisou o comandante sobre o resultado que antecede o duelo decisivo contra o Flamengo pelas oitavas da Libertadores.
## Mathias impressiona, mas Roger prega cautela
O atacante de 19 anos chamou atenção ao marcar duas vezes, justamente quando Borré e Valencia passam por fase irregular. Roger se mostrou satisfeito com o jovem, mas fez questão de alertar sobre os cuidados necessários com um atleta em desenvolvimento.
"Se a gente não tiver esse cuidado, mais até com Mathias do que com os demais, a gente corre o risco de tê-lo sucessivamente mais tempo fora", ponderou o treinador, destacando a necessidade de dosagem física para o jovem.
Sobre escalar o jovem como titular contra o Flamengo, Roger manteve o mistério: "Eu quero ser refém do campo sempre. Não apenas com o Mathias, mas hoje foi importante por colocar o melhor time possível para pensar na quarta-feira. Porém não só do jogo, busco ser refém do treino também."
## Mudanças no meio-campo liberam Alan Patrick
Roger elogiou especialmente as alterações no setor de meio-campo, destacando a estreia de Alan Rodríguez ao lado de jogadores mais experientes. A mudança permitiu que Tabata exercesse função de articulador, aliviando a responsabilidade sobre Alan Patrick.
"Foi importante a gente vencer, voltar a ter confiança. Estreando o Alan Rodríguez junto dos jogadores de meio que tem maior frequência de jogo, dando oportunidade ao Tabata. E por ter o Alan Rodríguez, permitindo que o Tabata fosse um articulador por dentro, um jogador a mais que tenha o controle da bola", explicou.
O técnico ressaltou como essa configuração beneficiou o camisa 10: "Hoje, sobretudo, poder levar para campo jogadores que tenham uma relação melhor com a bola, que consigam fazer com que o Alan não seja o único responsável e, por consequência, um alvo mais fácil dos marcadores."
## Autocrítica sobre decisões passadas
Roger também abordou escolhas anteriores, como não ter escalado Mathias desde o início contra o Fluminense na Copa do Brasil. "Eu acho que foi no momento adequado que a gente proporcionou a entrada do Mathias e que bom que ele respondeu bem", defendeu.
Sobre as lições da eliminação na Copa do Brasil, o treinador foi direto: "O esquema de dois atacantes não deu certo. Não consigo afirmar com certeza se foi o mau momento de ambos ou se foram as características que não casaram."
Quanto às pressões externas, Roger demonstrou maturidade: "Não é que eu me vanglorie disso, contudo estou adaptado, ou seja, consigo gerir melhor. Jamais vou me acostumar. Para que eu esteja nesse lugar, eu preciso suportar essa pressão."
28/01
04:00
Confira o retrospecto histórico entre Inter vs Athletico-PR
28/01
02:11
Inter planeja poupar titulares contra o Caxias visando duelo contra o Flamengo
28/01
02:00
CBF lança programa inédito de profissionalização da arbitragem com investimento de R$ 195 milhões
28/01
01:20
Portal crava favorito entre Inter x Athletico-PR: veja quem e os motivos
28/01
00:22
Odair Hellmann tem desfalques e reforços à disposição para estreia a Série A: veja provável XI
28/01
00:16
Conmebol abre porta para times dos EUA e México na Libertadores, mas exige aval da Concacaf
27/01
18:32
Busca do Inter por atacante esbarra em exigências financeiras de CSKA e Cuiabá
27/01
18:22
Internacional encaminha compra definitiva de Raykkonen por 2 milhões de reais
27/01
13:52
CBF define árbitro da estreia do Inter no Brasileirão diante do Athletico-PR
27/01
12:49
Inter encerra preparação para estreia no Brasileirão diante do Athletico-PR
27/01
12:15
Com Odair Hellmann no comando, Athletico-PR começa o Brasileirão com poucos reforços
27/01
12:00
Ex-Colorado é anunciado pelo Sport para a disputa da Série B
27/01
04:00
Vitória no clássico não altera planos do Inter no mercado
27/01
03:00
Beira-Rio tem prejuízo estimado em R$ 120 mil após Gre-Nal
27/01
02:00
Renata Fan celebra goleada colorada com brincadeira no programa
27/01
01:00
Magrão conta conversa com Borré dias antes do clássico
26/01
19:30
Thiago Maia pode reforçar o Inter na estreia do Brasileirão contra o Athletico-PR
26/01
17:00
Portal revela detalhes do tumulto no túnel do Beira-Rio após vitória Colorada no Gre-Nal