Reprodução / TV INTERRoger Machado fez um balanço detalhado das escolhas que deram certo na vitória do Internacional sobre o Bragantino por 3 a 1. O técnico colorado destacou principalmente a evolução de Ricardo Mathias e as reformulações no meio-campo que deram mais liberdade a Alan Patrick.
"Acho que foi uma grande vitória para diminuir um pouquinho da pressão. A gente trabalha para se manter equilibrado nesse momento de muita turbulência", analisou o comandante sobre o resultado que antecede o duelo decisivo contra o Flamengo pelas oitavas da Libertadores.
## Mathias impressiona, mas Roger prega cautela
O atacante de 19 anos chamou atenção ao marcar duas vezes, justamente quando Borré e Valencia passam por fase irregular. Roger se mostrou satisfeito com o jovem, mas fez questão de alertar sobre os cuidados necessários com um atleta em desenvolvimento.
"Se a gente não tiver esse cuidado, mais até com Mathias do que com os demais, a gente corre o risco de tê-lo sucessivamente mais tempo fora", ponderou o treinador, destacando a necessidade de dosagem física para o jovem.
Sobre escalar o jovem como titular contra o Flamengo, Roger manteve o mistério: "Eu quero ser refém do campo sempre. Não apenas com o Mathias, mas hoje foi importante por colocar o melhor time possível para pensar na quarta-feira. Porém não só do jogo, busco ser refém do treino também."
## Mudanças no meio-campo liberam Alan Patrick
Roger elogiou especialmente as alterações no setor de meio-campo, destacando a estreia de Alan Rodríguez ao lado de jogadores mais experientes. A mudança permitiu que Tabata exercesse função de articulador, aliviando a responsabilidade sobre Alan Patrick.
"Foi importante a gente vencer, voltar a ter confiança. Estreando o Alan Rodríguez junto dos jogadores de meio que tem maior frequência de jogo, dando oportunidade ao Tabata. E por ter o Alan Rodríguez, permitindo que o Tabata fosse um articulador por dentro, um jogador a mais que tenha o controle da bola", explicou.
O técnico ressaltou como essa configuração beneficiou o camisa 10: "Hoje, sobretudo, poder levar para campo jogadores que tenham uma relação melhor com a bola, que consigam fazer com que o Alan não seja o único responsável e, por consequência, um alvo mais fácil dos marcadores."
## Autocrítica sobre decisões passadas
Roger também abordou escolhas anteriores, como não ter escalado Mathias desde o início contra o Fluminense na Copa do Brasil. "Eu acho que foi no momento adequado que a gente proporcionou a entrada do Mathias e que bom que ele respondeu bem", defendeu.
Sobre as lições da eliminação na Copa do Brasil, o treinador foi direto: "O esquema de dois atacantes não deu certo. Não consigo afirmar com certeza se foi o mau momento de ambos ou se foram as características que não casaram."
Quanto às pressões externas, Roger demonstrou maturidade: "Não é que eu me vanglorie disso, contudo estou adaptado, ou seja, consigo gerir melhor. Jamais vou me acostumar. Para que eu esteja nesse lugar, eu preciso suportar essa pressão."
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada