Texto por Colaborador: Redação 26/05/2025 - 02:00

Novo presidente da CBF, Samir Xaud tomou posse neste domingo e já anunciou uma das primeiras medidas para seu mandato: enxugar o calendário dos campeonatos estaduais. A proposta do dirigente é que, a partir de 2026, os torneios sejam disputados em apenas 11 datas.

— Estamos iniciando com uma mudança simbólica, mas significativa. A ideia é que os Estaduais sejam disputados em 11 datas a partir do próximo ano. É um sinal claro de que queremos transformações reais no nosso futebol — afirmou Xaud, em sua primeira coletiva após ser eleito.

Segundo ele, o diálogo com os presidentes das federações estaduais já começou e a expectativa é de que não haja resistência.

— Já estamos tratando disso com as federações. A partir de agora, os Estaduais precisarão se adaptar às diretrizes da CBF — completou.

Atualmente, os campeonatos estaduais ocupam 16 datas no calendário do futebol brasileiro. Nesta temporada, por exemplo, os torneios começaram em 12 de janeiro e terminaram em 26 de março.

Durante a coletiva, Xaud também foi questionado sobre a possibilidade de a Seleção Brasileira usar vermelho na Copa do Mundo de 2026. Sem confirmar se barrará a ideia, ele deixou clara sua preferência pelas cores tradicionais.

— Camisa da Seleção é verde e amarela — disse, de forma enfática.

A eleição foi realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e marcou oficialmente o início do mandato de Xaud, que vai até 2029. Ele substitui Ednaldo Rodrigues, mas, apesar de ser o único candidato, não alcançou a unanimidade. Recebeu 103 dos 141 votos possíveis, com participação de 26 federações e 20 clubes — lembrando que os votos têm pesos diferentes: três pontos para cada federação, dois para clubes da Série A e um para os da Série B.

Em seu discurso após a vitória, o novo presidente destacou que suas prioridades serão a reestruturação do calendário nacional e a implantação do fair play financeiro no futebol brasileiro.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram