Texto por Colaborador: Redação 11/05/2022 - 18:00

De acordo com informações do MKTEsportivo, a reunião da Libra (composta por apenas 9 clubes) na CBF, marcada inicialmente para esta quinta-feira (12), foi cancelada.

Sem apoio dos demais clubes, as equipes esperam e pressionam por uma mudança no estatuto que envolve, principalmente, a divisão igualitária de receitas. Composto basicamente por clubes médios (que formam o bloco 'Forte Futebol'), há ainda os independentes, como Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Grêmio, Guarani, Internacional e Novorizontino.

O ponto central é que estes clubes não aceitam os percentuais de divisão de receitas propostos pela Libra, que segue o 40-30-30, com 40% do valor arrecadado dividido igualmente entre os times; 30% de acordo com a performance no campeonato; e os 30% restantes envolvem critérios de média de público nos estádios, base de assinantes no streaming, seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida. Eles priorizam o modelo 50-25-25, com 50% fixos dividido entre todos, 25% por performance no campeonato e 25% por audiência. Além disso, desejam que no estatuto, o clube de maior cota ganhe no máximo 3,5 vezes mais do que o time de menor.

O estatuto também prevê que se os direitos de transmissão das Séries A e B forem comercializados em conjuntos, 85% do valor ficará para a primeira divisão e 15% para a segunda. O grupo contrário deseja que seja 80-20.

Os 23 times marcaram reunião para a próxima segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, para discutir sua posição em bloco.

Ainda segundo o GOAL, a Liga do Brasil, que negocia direitos de transmissão com Amazon e Globo, enfrenta um impasse. Na última segunda-feira, 23 clubes enviaram uma contraproposta aos responsáveis pela criação da Liga do Brasil. Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Palmeiras, Santos e São Paulo, no entanto, reprovaram as solicitações. De acordo com o site, mesmo que não haja adesão dos demais integrantes de Série A e Série B, a Libra será criada. Não à toa os oito integrantes da competição já têm a ideia de como comercializar os direitos de TV.

Categorias

Ver todas categorias

Tu gostou da nova camisa titular de 2022?

Sim

Votar

Não

Votar

561 pessoas já votaram