Reprodução / TV INTEREm entrevista ao VDG na última quinta-feira, o técnico Roger Machado fez um balanço do seu primeiro ano à frente do Internacional. "Foi um ano positivo desde a minha chegada, desde aquela enchente lá atrás. Ficamos em quinto lugar no ano passado, numa campanha de recuperação. Conquistamos o Gauchão em 2025 e avançamos em um grupo difícil na Libertadores. No Brasileirão, ainda estamos devendo", comentou. "Penso que tive mais alegrias do que lamentações até aqui no Inter."
Sobre as oscilações da equipe, Roger afirmou que são naturais: "Instabilidades vão acontecer. Esperamos que o descanso durante a pausa tenha sido suficiente. Temos um grupo experiente, com jogadores veteranos e outros buscando seu espaço. Essa mistura é ideal, mas pode gerar desentrosamento quando precisamos poupar atletas." Ele também destacou a necessidade de rodar o elenco devido ao calendário apertado, que exige atenção às três competições em disputa. "Será um trabalho jogo a jogo. Escolhas serão feitas, e também estamos de olho no mercado para agregar qualidade e quantidade ao elenco."
Na retomada da temporada, o treinador frisou a prioridade pelo Brasileirão: "Determinamos que a urgência é recuperar a posição no Campeonato Brasileiro. Não podemos deixar que os resultados ruins no Nacional contaminem o ambiente das competições de mata-mata."
Quanto a reforços, Roger contou que o clube está em busca de novas opções, sempre dentro das possibilidades financeiras. "Tratamos de reuniões sobre contratações, porque são muitos jogos e lesões. Tenho certeza que o clube trabalha para trazer reforços. Planejamos a janela para várias temporadas e avaliamos números, mas isso é acessório. Eu gosto de conhecer o atleta de perto, saber se ele tem interesse e se encaixa no ambiente, coisas que os dados não mostram." Ele explicou ainda que recebe indicações de jogadores que não têm espaço em outros clubes, muitas vezes por questões táticas, e ressaltou a necessidade de criatividade diante do momento financeiro delicado.
Sobre o meio-campo, o técnico destacou características importantes para os volantes e meias: "O volante precisa ser o quinto jogador de defesa, com boa saída de bola. O camisa 8 deve ser um box-to-box. Costumo brincar que os primeiros melhoram com o tempo. Luís Otavio está sendo lapidado, Fernando já antevê jogadas e toma tempo do adversário. Os mais jovens ainda pensam mais devagar, mas isso é questão de tempo. Ronaldo jogou algumas vezes, com altos e baixos, e Pastor tem sido trabalhado desde o Gauchão. O volante precisa ser mais inteligente do que apenas físico."
Sobre possíveis saídas, Roger falou com cautela: "Nenhum clube no mundo vive sem vender jogadores. Preciso manter atletas com hierarquia para desenvolver os mais jovens e aprender com eles, sem perder de vista o momento individual e a contribuição dos mais experientes." Ele ressaltou o cuidado com os jogadores jovens, considerando a necessidade do clube. "Há um tratamento diferenciado para eles. Precisamos proteger nossos ativos, pois os clubes pagam muito mais pela expectativa do que pela produção efetiva. Vejo o crescimento dos jovens no dia a dia e valorizo a cultura do mérito: quem estiver bem vai jogar."
12/12
17:37
Inter aguarda até segunda resposta de Tite para comandar equipe em 2026: alguns bastidores
12/12
17:30
Inter tem três opções brasileiras para o comando técnico em 2026
12/12
13:53
Barcellos admite erros na análise do elenco e projeta reconstrução financeira no Inter
12/12
12:52
Inter faz proposta para Tite e aguarda resposta; contato foi feito por Abel Braga
12/12
12:09
Barcellos anuncia Abel Braga como diretor técnico e inicia busca por novo treinador
12/12
11:30
Disputa por porcentagens impede avanço na compra de Victor Gabriel
12/12
05:00
Conselheiros do Inter questionam orçamento irrealista e cobram transparência sobre LFU
12/12
04:30
Fernando Carvalho aprova postura de Barcellos e avalia situação colorada
12/12
04:00
Abel Braga teria ligado para Tite oferecendo comando do Inter em 2026
12/12
03:30
Vitória negocia renovação de empréstimo de Ramon para 2026
12/12
03:00
CBF dobra limite de jogos para transferências durante o Brasileirão 2026
12/12
02:30
CBF discute redução no limite de jogadores estrangeiros no Brasileirão
12/12
02:00
Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
12/12
01:30
CBF divulga regulamento completo do Sistema de Sustentabilidade Financeira
11/12
18:55
Flamengo prepara nova investida por Vitão após Intercontinental
11/12
18:16
Futuro de Carbonero no Inter segue indefinido enquanto Racing aguarda decisão sobre compra
11/12
18:00
Magrão revela bastidores da saída de D'Alessandro: "Estava sendo arrebentado internamente"
11/12
14:00
Jornalista revela interesse do River Plate por lateral Colorado