Texto por Colaborador: Redação 30/07/2021 - 23:59

Após 16 meses de estádios fechados, a CBF articula uma retomada de público nos eventos esportivos do Brasil, segundo informações do UOL. De acordo com o portal, a confederação permitirá 30% da capacidade dos estádios, com a autorização sendo acompanhada de regras rígidas de distanciamento social.

O evento de teste para a presença de público nos estádios ocorreriam nas partidas pelas quartas de final da Copa do Brasil, previstas para o dia 25 de agosto. Além dos 30% de capacidade liberada, um dos protocolos sanitários análisados será a reserva de um setor exclusivo para quem já tiver sido vacinado (imunização completa).

No entanto, esse não seria o único critério adotado pela entidade. Para quem não estiver imunizado com as duas doses da vacina, o plano é exigir a apresentação de exame PCR feito até 72 horas antes da partida ou antígeno de até 48 horas de antecedência. Ademais, a CBF planeja separar a torcida em quatro setores dos estádios, garantido o distanciamento social.

Para monitorar a situação epidemiológica da cada cidade, existe uma comissão de saúde para indicar o nível de segurança de cada cidade. Através de um esquema que leva em consideração a incidência de infecção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, índice de imunizados e índice de mortalidade, o cálculo final mostrará se a cidade está apita à receber eventos.

Ainda de acordo com o Globo, em de haver liberação de torcida em um local e em outro não, uma das alternativas seria alterar o local do jogo do mandante para onde fosse possível fazê-lo com público, para que não haja necessidade de liberação de todos os locais.

Com a progressiva liberação de público em algumas cidades brasileiras - Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram as última a indicar o caminho -, até agora, o Rio sinalizou autorização para 50% do público em setembro. Belo Horizonte anunciou 30% liberado, Cuiabá, 35% e Brasília, 50%. No RS, o Governo do Estado anunciou na quinta-feira (29) o retorno das torcidas aos jogos em estádios de Porto Alegre. A partir da semana que vem, a capital gaúcha poderá receber público em eventos, shows e estádios.

Marcelo Soares Alves, coordenador do Gabinete de Crise e chefe de gabinete do governador Eduardo Leite, confirmou que no próximo sábado as informações de como será o funcionamento serão publicadas. “A retomada está decidida. Só falta definir como a reabertura vai acontecer. Para isso, precisamos analisar os dados do evento-teste realizado no final de semana na Capital”, afirmou via CP.

Cogita-se que o torcedor que quiser ir ao estádio terá de apresentar a carteira de vacinação para comprovar que recebeu todas as doses necessárias da vacina contra a COVID-19. Ainda não há informação quanto à capacidade que será permitida tanto no Beira-Rio, como na Arena da OAS. A tendência, no entanto, é que seja seguida a proposta apresentada pela Câmara de Vereadores, de 25% da capacidade.

Consultara sobre a possibilidade de público no Beira-Rio, a diretoria colorada informou que já está preparada para seguir todos os protocolos estipulados pelo governo.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

167 pessoas já votaram