Texto por Colaborador: Redação 14/11/2023 - 04:00

A Copa CONMEBOL Sul-Americana encerrou 2023 com a Liga de Quito como time campeão, após vencer o Fortaleza nos pênaltis, e este final de ano nos permitirá conhecer a composição da edição de 2024.

Até o momento, existem apenas oito equipes definidas, devido ao fato do futebol venezuelano estar em vias de encerrar seu calendário e no Peru a temporada regular ter terminado com suas vagas definidas na tabela geral.

Carabobo, Deportivo La Guaira, Metropolitanos e Rayo Zuliano são os que terminaram atrás dos principais protagonistas daquele país, que terá justamente o privilégio de disputar a Copa Libertadores. 

Por sua vez, Sport Huancayo, Asociación Deportiva Tarma, Deportivo Garcilaso e Universidad César Vallejo representarão o futebol peruano na segunda importante competição internacional do continente.

Outras 23 equipes já conquistaram pontuação suficiente nos campeonatos nacionais para competir na Sul-Americana 2024. Entretanto, esses clubes só disputariam o segundo torneio mais importante do continente caso caíssem de produção em seus países, já que o objetivo é garantir a classificação à Copa Libertadores do ano que vem.

Enquanto se aguarda a definição das demais competições para conhecer os novos nomes, sabe-se que haverá uma primeira fase de playoffs entre equipes do mesmo país (4 da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) com vista ao acesso à fase de grupos, que inclui 6 da Argentina e igual número do Brasil).

Depois, a fase de grupos terá seu desenvolvimento com um classificado direto às oitavas de final e o segundo de cada grupo, aos playoffs contra um dos terceiros do grupo da Libertadores. As datas da competição estão marcadas entre 7 de março e 28 de outubro, com local final a ser definido.

Na 13ª posição no Brasileiro, com 43 pontos, a participação na competição continental representa uma fonte significativa de recursos financeiros para o Colorado. De acordo com Marcos Bertoncello do GZH, o time de Eduardo Coudet precisa de 48 para assegurar a participação no torneio internacional.

Times que conquistaram pontuação suficiente para a Sul-Americana, mas almejam vaga na Libertadores

Argentina: Talleres, Godoy Cruz, Rosário Central e San Lorenzo;

Bolívia: Bolívar e The Strongest;
Brasil: Botafogo, Palmeiras, Bragantino e Grêmio;
Chile: Cobresal e Huachipato;
Colômbia: Águilas Doradas, Atlético Nacional e América de Cali;
Equador: Barcelona, El Nacional e Delfín;
Paraguai: Nacional, Guaraní, Sportivo Trinidense e Olimpia;
Uruguai: Liverpool e Peñarol.

CLASIFICADOS GARANTIDOS EM 2024

Peru

Associação Desportiva Tarma

Deportivo Garcilaso

Esporte Huancayo

Universidad César Vallejo

Venezuela

Carabobo

Deportivo da Guaíra

Metropolitanos

Categorias

Ver todas categorias

Sócio colorado(a), em quem você irá votar para presidente?

Bar.

Votar

Mel.

Votar

278 pessoas já votaram