Texto por Colaborador: Redação 18/10/2024 - 02:00

Antes do clássico Gre-Nal deste sábado, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum, afirmou que o rival seria "o clube mais prejudicado pela arbitragem nos últimos dois anos". A declaração, no entanto, contrasta com dados concretos de decisões tomadas pelo VAR durante a temporada anterior, que revelam uma realidade oposta.

Segundo levantamento realizado pelo portal GE sobre o Brasileirão de 2023, o Grêmio, comandado por Renato Gaúcho, foi um dos clubes mais beneficiados pelo árbitro de vídeo (VAR). O Tricolor gaúcho aparece em segundo lugar entre os clubes com mais decisões favoráveis do VAR, totalizando nove intervenções a seu favor. O Grêmio ficou atrás apenas do Bahia, que liderou com 10 decisões positivas.

Além disso, quando analisamos as decisões desfavoráveis, o Grêmio também está longe de ser o clube mais "prejudicado". O time figura entre os menos impactados por decisões contrárias, com apenas quatro reveses, o mesmo número de clubes como Corinthians, Vasco e Atlético-MG. Isso coloca o Grêmio na penúltima posição entre as equipes que mais sofreram intervenções desfavoráveis do VAR.

Em contraste, o Internacional, adversário do Gre-Nal, aparece em uma posição significativamente diferente. O Colorado sofreu sete decisões desfavoráveis do VAR, estando entre os clubes mais "penalizados" pela arbitragem. Em termos de decisões favoráveis, o Inter contou com apenas cinco a seu favor, uma clara desvantagem em relação ao rival do Humaitá.

Esses números desmentem diretamente a afirmação de Brum, que sugeriu um suposto favorecimento da arbitragem contra o Grêmio nos últimos anos. Pelo contrário, os dados indicam que o clube tem sido um dos mais beneficiados, enquanto o SCI tem sentido mais o peso das decisões contrárias.

A fala de Brum pode ter sido motivada pela aproximação do clássico, buscando talvez pressionar a arbitragem para o Gre-Nal, mas os números revelam que, em termos de VAR, o Grêmio tem pouca margem para queixas, especialmente quando comparado ao seu maior rival. O discurso de vitimização gremista parece mais uma tentativa de criar um ambiente favorável para o clássico do que um reflexo da realidade dos últimos campeonatos.

Decisões favoráveis

1. Bahia (10)

2. Grêmio (9)

3. Goiás (9)

4. Palmeiras (8)

5. Corinthians (7)

6. Vasco (7)

7. América-MG (7)

8. Athletico (7)

9. Santos (6)

10. Cuiabá (5)

11. Fortaleza (5)

12. Fluminense (5)

13. Internacional (5)

14. Coritiba (5)

15. Atlético Mineiro (4)

16. Botafogo (4)

17. Cruzeiro (4)

18. São Paulo (4)

19. Red Bull Bragantino (4)

20. Flamengo (3)

Decisões contrárias

1. Coritiba (10)

2. Red Bull Bragantino (9)

3. Goiás (9)

4. Athletico (8)

5. São Paulo (7)

6. Internacional (7)

7. Flamengo (6)

8. Fluminense (6)

9. América-MG (6)

10. Palmeiras (6)

11. Cruzeiro (5)

12. Botafogo (5)

13. Fortaleza (5)

14. Santos (5)

15. Bahia (5)

16. Atlético-MG (4)

17. Vasco (4)

18. Corinthians (4)

19. Grêmio (4)

20. Cuiabá (3)

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

191 pessoas já votaram