O jornalista Rodrigo Capelo, do site GloboEsporte.com, trouxe detalhes sobre o levantamento que fez sobre as auditorias que os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro realizaram em seus balanços financeiros de 2019. Por força da Lei Pelé, todos os times são obrigados a receber o parecer de uma auditoria externa - e a divulgarem em seus canais oficiais - visando oferecer a possibilidade de cada torcida compreender a situação financeira de seu respectivo clube, principalmente referente as dívidas junto ao Governo Federal e dos lucros recebido pelos patrocinadores.
Entre as instituições que cumpriram a lei e publicaram balanços e auditorias, a situação está dividida. Dez passaram pela checagem sem receber nenhuma ressalva, enquanto 13 "reprovaram" na prova e tiveram inconsistências acusadas. Algumas graves, outras não muito. O caso do Inter, como mostrado logo abaixo, é NÃO, portanto, sem ressalvas.
No momento, com relação aos times da elite do futebol brasileiro, praticamente todo balanço vem acompanhado de uma auditoria que faz detalhado. Apenas o Red Bull Bragantino tomou a sua decisão de não divulgar o seu balanço oficial.