Originado nos anos 90, o movimento internacional conhecido como Outubro Rosa tem como propósito principal a conscientização sobre o câncer de mama. Neste domingo (1º), o Estádio Beira-Rio se ilumina com a cor da campanha em apoio à causa.
Iniciada nos primeiros anos da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, essa data, comemorada anualmente, visa disseminar informações e aumentar a conscientização em relação à doença.
O câncer de mama é a forma mais comum de câncer entre as mulheres em escala global. Em 2020, aproximadamente 2,3 milhões de novos casos foram estimados em todo o mundo, correspondendo a cerca de um quarto de todos os tipos de cânceres diagnosticados em mulheres. As taxas de incidência variam significativamente em diferentes partes do mundo, sendo mais altas em nações desenvolvidas.
No Brasil, em 2021, estimou-se a ocorrência de 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Além disso, o câncer de mama lidera as estatísticas de mortalidade entre as mulheres no Brasil. As regiões Sul e Sudeste do país apresentam as maiores incidências e taxas de mortalidade relacionadas a essa enfermidade.