De acordo com apuração do portal do GE nesta sexta-feira pela manhã, a CBF planeja mudanças na Comissão de Arbitragem, mesmo antes dos erros crassos cometidos contra o Bahia, no encerramento desta 31° rodada, no Maracanã. A decisão já estaria encaminhada pelo presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues. Descontente com a atuação dos árbitros na atual temporada, ele coordena um projeto para reestruturar o órgão, comandado por Leonardo Gaciba desde 2019.
Segundo o site, o dirigente teria informado a aliados que a arbitragem está deixando a desejar e errando muito, apesar do alto investimento feito pela entidade em tecnologia para ajudar os juízes em campo.
O VAR começou a ser usado em competições nacionais em 2018. No ano seguinte, o Campeonato Brasileiro foi disputado já com o árbitro de vídeo.
A pessoas próximas, o presidente interino da CBF disse que não se sente pressionado pelas críticas dos dirigentes de clubes, mas que o comando da arbitragem precisa se reciclar.
Rodrigues está no cargo desde agosto. Ele substitui Rogério Caboclo, afastado do comando da CBF por 21 meses por assédio sexual e assédio moral a uma funcionária da entidade.
Rodrigues já se reuniu duas vezes com Leonardo Gaciba e seus subordinados e cobrou melhores atuações dos árbitros na reta final das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O presidente interino da CBF disse a interlocutores que a falta de critério nas decisões dos árbitros (o mesmo lance é interpretado de forma diferente pelos juízes) é um dos maiores problemas nesta temporada.
Ele disse aos confidentes que avalia a possibilidade de acabar com a concentração de poder nas mãos de Gaciba e pediu para o trabalho ser mais compartilhado com os outros integrantes do órgão.
A aliados, Rodrigues disse que a comissão é comandada num modelo arcaico e trabalha com corporativismo ao não afastar os árbitros que erram nos jogos. Segundo relato de interlocutores do presidente interino, os juízes deveriam passar por uma reciclagem antes de voltar a apitar após falharem, o que não acontece atualmente. De acordo com pessoas próximas ao dirigente, a falta de reciclagem é a responsável pelos árbitros repetirem os erros na atual temporada.
A arbitragem é uma das principais preocupações de Rodrigues na sua gestão. Na sexta, ele decidiu liberar os diálogos dos árbitros com a equipe do VAR. Os áudios, que eram mantidos em sigilo, estão disponíveis agora no site da entidade no dia seguinte do final de cada rodada.
De acordo com Rodrigues, a iniciativa pretende dar transparência ao trabalho dos árbitros.