Em debate virtual promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), nesta segunda-feira (27), o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, defendeu a volta da Copa Sul-Minas, competição realizada nos anos 2000, que funcionaria como produto de uma liga com os times de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa também tem o apoio do presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues.
Sette Câmara citou o sucesso da Copa do Nordeste como exemplo a ser seguido. "Os campeonatos estaduais, com exceção do Paulista, já não têm mais interesse das grandes emissoras de televisão. Não sei se os novos players que vêm aí com o streaming terão. Eu acredito piamente, no nosso caso de Minas, que faríamos muito mais negócio e teríamos muito mais retorno financeiro se voltássemos com a liga Sul-Minas. Um campeonato que tem se mostrado bem interessante é a Copa do Nordeste, com televisionamento, com Ibope".
Além de Atlético, Cruzeiro, América e de um eventual quarto representante de Minas, a Copa Sul-Minas também reuniria Grêmio, Internacional, Athletico-PR, Coritiba, Paraná, Avaí, Figueirense, Chapecoense e outros representantes do Sul. Sette Câmara deixou claro que o assunto ainda precisa ser debatido, mas que vê a migração de um torneio estadual para um torneio como algo mais atrativo.
"Toda vez que falo isso, parece que estou falando um palavrão. 'Então, como ficam os Estaduais?' Isso não é problema meu, é um problema da federação. O Atlético pode entrar, acredito que Cruzeiro e América também, com um time alternativo. Nós temos jovens estourando a idade que precisam de uma oportunidade. Isso está dentro das alternativas de se criar dinheiro novo, e acredito que uma Sul-Minas faria frente a um Campeonato Paulista. Já discuti isso com outras pessoas do ramo, já vi alguns números interessantes, e essa é uma questão para ser debatida numa outra oportunidade", destacou Sette Câmara, em matéria de, Thiago Nogueira, no portal O Tempo, de Belo Horizonte.