Após a reunião realizada na última sexta-feira (19) pelos líderes da Conmebol e as associações membros, Gonzalo Belloso, vice-secretário geral e diretor de desenvolvimento da entidade sul-americana, confirmou hoje (21) no Estudio Fútbol, da Argentina, que a intenção é retomar a Copa Libertadores e a Sul-Americana em setembro.
"Com base nos dados que temos, achamos que em setembro poderíamos competir na América do Sul. Especialistas nos dizem que em agosto não haverá mais picos e que temos tudo pronto para jogar nos últimos dias de agosto ou setembro", explica o ex-atacante argentino.
Nesse contexto, levando em consideração que nem todos os países voltaram aos treinos ainda e na Argentina ainda não há uma data estabelecida para isso, Belloso comentou: "Nosso protocolo é que cada equipe tenha 15 dias. Infelizmente, não podemos esperar por um país devido a situações extra-esportivas, políticas ou organizacionais. O torneio é ótimo porque todos os dez países jogam e estamos aguardando ansiosamente que todos participem. Se algum país não puder jogar, veremos a possibilidade de que jogar em outro lugar."
Por outro lado, Belloso garantiu que, por enquanto, eles não pensam em mudar o formato para a fase final do torneio, como, por exemplo, optou a Liga dos Campeões alterando os duelos por lá, por definição, em uma partida. "Se tiver que terminar no final de dezembro ou janeiro, não haverá problema. Podemos esticá-lo e ter que abrir espaço para o campeonato local", afirmou.