O Inter segue sua senda de vencer sem convencer. Por um lado, os otimistas veem nisso um bom sinal, pois algum mérito existe para uma sequência tão positiva de pontos. Já os realistas, acreditam que a sorte tem beneficiado o Colorado enquanto a completa falta de leitura do técnico Diego Aguirre sobre os motivos que levam ao péssimo rendimento da equipe nos últimos jogos deverão aparecer lá na frente. Resumidamente esta é a dicotomia das opiniões entre alguns cronistas após a sequência de mais uma vitória sofrida alvirrubra, dessa vez por 1 a 0 sobre o Fortaleza, pela 21° rodada, subsequente a mais uma semana cheia de treinos. Confira o que de principal se disse:
ROBERTO PAULETTI - BAND
"Vitória com sofrimento, jogando pior, mas venceu, isso é bom sinal. Contra o Sport jogou mal, contra o Santos, mal escalado, o treinador parece que não enxerga o óbvio, o Dourado saindo e abrindo espaço, o Lindoso é um jogador invisível, não cobre ninguém, não ataca, e o treinador muda e tira o Maurício e bota o Boschiia. Só poderia ter o que deu, o Fortaleza melhor treinado, com estrategia melhor. O Edenílson até falou no final jogo: foi uma jogada por acaso, uma jogada improvisada. Claro que foi, o time do SCI jogou bem menos do que deveria ter jogado dentro de casa. O Internacional jogou como se ele fosse o visitante. O Fortaleza pressionou o Inter, porque viu que o esquema do Aguirre é medroso, sem convicção, e eles só não ganharam porque o futebol tem dessas coisas. Ganhou o Internacional, espetacular vitória no ponto de vista de pontuação, mas de desempenho, isso não vai durar pessoal. O treinador teria que aproveitar esses momento para ajustar o time, o posicionamento, ele não consegue entender que com esse meio de campo o time não vai melhorar. Olha, o Aguirre realmente está aqui de novo empurrando um desempenho com a barriga, sofrível, o desempenho de pontos está muito bom mas para ganhar de times melhores falta muito."
MAURÍCIO SARAIVA - GE
Pela dificuldade do jogo, grande vitória colorada contra o Fortaleza no Beira-Rio. O Inter esteve muito perto de perder, Daniel evitou. Aguirre acertou com Heitor no lado devolvendo Edenílson ao meio.
Há vezes em que 1 a 0 é goleada, tanta a dificuldade do jogo. O Inter esteve muito perto de perder durante dois terços da partida, escapa do pior por obra e graça do seu goleiro e vence quando o cenário já está mexido.
Não desistiu da vitória até o fim. Aguirre acertou com Heitor no lado fazendo Edenilson voltar ao meio. Infiltrado, o jogador da Seleção marcou o gol da vitória.
Outra vez, o modelo encaixotado dos "Rodrigos" alinhados fazendo a mesma coisa mostrou que bateu no teto. Cabe ao treinador fazer a leitura e encontrar alternativa. Mas tem o conforto de procurar opções longe do Z-4 e perto do G-4. Fica mais fácil achar soluções.
RIBEIRO NETO - YOUTUBE
"Vitória importantíssima, passos largos rumo a uma vaguinha na Libertadores, mas assim como nos jogos anteriores, o torcedor parece que fica meio mandrake. Mas ai eu lembro: o que o torcedor quer? quer ser campeão brasileiro?
É óbvio, o Internacional de novo teve mais sorte que juízo e nessa sequência de boms resultados não tem tido bons desempenhos. E hoje foi inferior ao Fortaleza, que poderia ter matado o jogo e não fez. Joga um bom futebol mas é um time que perde muitos gols. E o Internacional - que teve a grosso modo uma grande chance com o Yuri Alberto - foi até favorecido quando a dois jogadores expulsos e o Fortaleza se desconcerta, e o Inter ganhou o jogo. E repito, o torcedor está reclamando do quê?
O Inter está lutando por uma vaga está muito bem colocado. E isso ai embora não esteja na régua para o clube do tamanho do Inter, vai ser muito bom para a régua do time, algo momentâneo, que tem seus limites. É sempre a mesma coisa para o torcedor, "ah o Moises, o Patrick, o Lindoso", gente: o Internacional tem seus limites, por vezes vai jogar pior, outras melhor, mas valorizo o contexto que o SCI está fazendo pragmaticamente o que tem que fazer. Há um mês e pouco o Inter estava lá em baixo e se não tivesse vencido o Sport estaria nesse bolo de baixo, com risco de rebaixamento.
Eu sei que desempenhos bons sempre favorece melhores resultados especialmente quando se almeja títulos, mas não é o caso do Internacional. Ainda assim tem tido competência e para superar limites. E hoje no Beira-Rio foi mais um e o Fortaleza é melhor que o Internacional. É essa a realidade do colorado."
HILTOR MOMBACH
Passava do meio-dia de domingo e o Inter estava saltando para perto da turma do G-4 e completando sete partidas sem perder. Em cinco não levou gol.
Dias atrás atribui este sucesso defensivo à contratação de Bruno Méndez.
Cometi uma injustiça. Diante de Sport e Fortaleza o goleiro Daniel foi fundamental.
Há um outro ingrediente e este não entra em campo: a sorte, ou a maré. A do Inter é estupenda.
O Inter terminou a quinta rodada do Brasileiro de 2016 na liderança com quatro vitórias e um empate.
Na época decretei para surpresa geral que o Inter era um vaca em cima do poste. Quem vê uma vaca em cima de um poste sabe que a vaca está lá. Como a vaca chegou lá são outros quinhentos. Aquele Inter de Argel não era um time, mas um esboço de qualquer coisa.
Este Inter não é a vaca em cima do poste, longe disto, mas que o futebol segue modesto, ah, isto segue.
FILIPE DUARTE - GZH
Fortaleza é a prova de que dá pra jogar um futebol propositivo, competitivo e intenso sem gastar bilhões. Que belo trabalho de Juan Pablo Vojvoda! Time pressiona alto, compacta pra fechar espaços e, quando tem a posse, evolui junto, com a bola de pé em pé.
Ideia de Aguirre não deu certo. Melhores chances do 1T foram do Fortaleza. Inter pode voltar do intervalo com, ao menos, uma alteração. Eu tiraria um dos volantes (Dourado ou Lindoso), baixaria Edenilson pro meio e abriria um atacante pelo lado direito - Caio V. ou G.Maia. Não concordo com a saída de Mauricio para a entrada de Boschilia. É uma peça por outra, sem alterar o desenho do Inter. E pior: Mauricio não fez um mau 1T...
Vitória gigantesca do Inter! Ainda mais pelo que foi o jogo. Goleiro Daniel seria o personagem da partida não fosse o gol de Edenilson nos acréscimos. Fortaleza criou as melhores chances, mas não conseguiu matar