Luiz Fernando Zachia, atual conselheiro do SCI, concedeu entrevista na noite de quinta-feira ao programa Guaíba Esportes, da Rádio Guaíba. Ex-vice de futebol em décadas passadas, Zachia avaliou o conturbado momento do clube, sugerindo mudanças e apontando falhas da direção no planejamento da direção. Confira suas avaliações:
Momento do clube: "O Inter nunca esteve bem deste que a temporada começou. Infelizmente isso tem sido uma rotina desde o início do ano. No Gauchão fomos irregulares, e tivemos no máximo 2 ou 3 boas atuações. O estadual já foi uma sinalização (...) O Inter parece não compreender o porque ganha e o porque perde. Parece que não se entendeu o que levou o Inter ao vice do Brasileirão ano passado."
"O Inter tinha que ter avaliado que o Gauchão era a principal competição do ano. O clube não vence a anos e quebrar a sequência do Grêmio seria importante. A importância de vencer, dos jogadores sentirem o que vencer com o Inter... É preciso avaliar as contratações também. O Luiz Adriano já não havia ido bem na sua saída do Palmeiras, veio de um time da Turquia que era o 15º no campeonato nacional... O Inter demorou para se mexer no mercado."
Trabalho de Mano e sua situação: "O Mano em algumas partidas não escala os melhores, mas os que melhor estão fisicamente. Ele precisou administrar o elenco dessa forma. O material humano que ele tem hoje é pior que o do ano passado, ele não tem alternativa. Eu trocaria o treinador hoje. A sensação que eu tenho é que há um desgaste, dali não se tira mais nada. Eu traria um treinador que já ganhou. O Ceni ganhou, Dorival ganhou... Teria que ter trocado hoje o técnico, eu traria o Rogério Ceni (...) Imagina se eu perco o Gre-Nal? O time que vai para a Venezuela vai completamente derrotado, sem clima e ambiente. Se tu perde duas partidas na Copa do Brasil, para o CSA e para o América, tu não vai ser campeão, me desculpa... O Inter está derrotado, está morto neste momento, é preciso uma mudança no vestiário."