No final de abril, quando o mundo do futebol ficou completamente paralisado pela pandemia de Covid-19, a FIFA decidiu permitir que, quando a bola voltasse a rolar, as equipes pudessem fazer cinco alterações, em vez de três. Depois de analisar a operação dessa medida, hoje ela decidiu que será prorrogado até meados de 2021.
Conforme relatado hoje em uma declaração oficial da entidade mais alta do futebol mundial, a possibilidade de fazer mais duas substituições do que o habitual será mantida em todas as competições até julho de 2021 (em agosto, se forem internacionais).
"A principal razão para esta medida temporária foi o impacto no bem-estar do jogador em competições que são disputadas em um período de tempo condensado e em diferentes condições climáticas. A recente revisão mostrou que a razão da medida ainda é válida e o impacto no bem-estar dos jogadores provavelmente continuará até 2021 ", escreveu a FIFA em seu site oficial.
A maneira de fazer as cinco trocas permanecerá a mesma: as equipes só poderão fazer alterações três vezes durante a partida, mas cinco jogadores poderão entrar. Além disso, serão as federações organizadoras de cada evento que decidirão se essa regra será implementada ou não.