Segundo o jornalista Jorge Nicola, do Yahoo Esportes, a Globo decidiu fazer uma mudança na sua grade na tentativa de recuperar parte de cerca de 500 mil assinantes do pay-per-view. A estrategia, a partir de agora, seria dar prioridade aos jogos no Premiere.
“E isso já pode ser observado no Paulistão. Red Bull Bragantino x Corinthians, principal jogo das quartas de final, será exclusivo do pay-per-view, assim como São Paulo x Mirassol. Já a Globo ficará com a transmissão de Palmeiras x Santo André, enquanto o Sportv exibirá Santos x Ponte Preta”, explica o jornalista em seu blog.
Flamengo e Corinthians, por exemplo, terão sete partidas exclusivas no PPV nas primeiras 10 rodada do Campeonato Brasileiro.
“O telespectador também vai perceber a partir de 8 e 9 de agosto, datas da primeira rodada do Brasileirão, uma redução considerável no número de partidas na Globo e no Sportv. A ideia da emissora é transmitir só dois jogos por rodada em TV aberta – em outros tempos, chegaram a ser quatro, levando em consideração as diferentes praças. Já o Sportv ficará com um jogo por rodada. Enquanto isso, mais de 60% das partidas a que a Globo tem direito estarão exclusivamente no pay-per-view”, completa.
Com essa mudança de priorizar os times mais populares no PPV, os clubes vão sair perdendo. Isso porque a exibição de jogos na TV aberta rende cerca de R$ 1,2 milhão aos clubes. Ou seja, menos aparições e menos dinheiro para os clubes.
No que diz respeito ao Inter, sua base de usuários gerou uma receita na casa dos 30,55 milhões em 2019 (com aproximadamente 90 mil assinantes), enquanto que o Flamengo, primeiro da lista, recebeu 122,9 milhões de reais.