A eleição para a sucessão do presidente Marcelo Medeiros no Inter já tem data para o primeiro turno. O pleito no Conselho Deliberativo ocorrerá no dia 25 de novembro.
De acordo com o regimento interno do clube, a inscrição das chapas se encerra 30 dias antes. Ou seja, os conselheiros que almejam o cargo de presidente colorado precisam definir os parceiros da nominata ao Conselho de Gestão até o fim de outubro.
A eleição marcará também a alteração do tempo do mandato. A duração do período do presidente e o Conselho de Gestão no cargo subirá de dois a três anos. Os cinco membros do grupo que lidera o clube serão eleitos. Atualmente, apenas o presidente e os dois primeiros vices são, com outros dois indicados.
Outras mudanças passarão a vigorar. No Conselho Deliberativo, o mandato valerá por seis anos. Há também a implementação da cláusula de barreira flutuante.
Nela, para a chapa ter representação no conselho, precisa atingir um mínimo percentual de votos válidos. Necessita de 15% para até 10 mil votos, 12% entre 10 mil e 20 mil votos, 10% de 20 mil a 30 mil votos, 8% de 30 mil a 40 mil votos e 5% acima de 40 mil votos.
Fonte: GE.com