A Academia do Povo ocupa atualmente apenas a 12ª posição, com 32 pontos, estando a 10 pontos de distância do Fortaleza, que ocupa o sexto lugar e a última vaga na Copa Libertadores. Apesar da diferença significativa, o Inter acredita que pode alcançar essa meta nas 12 rodadas que faltam, com 36 pontos em disputa.
A confiança da direção e da comissão técnica se baseia no desempenho recente da equipe de Eduardo Coudet, especialmente nos jogos contra Fluminense, River Plate, Bolívar e no clássico Gre-Nal, onde o time Colorado conquistou a vitória por 3 a 2.
A análise interna do clube sugere que o Inter enfrentou dificuldades na tabela de classificação devido ao foco anterior na Libertadores. Agora, com o Brasileirão como única prioridade, eles esperam um avanço considerável na classificação.
Além disso, se o Fluminense vencer a Libertadores e o Fortaleza conquistar a Sul-Americana, automaticamente abrirão duas vagas adicionais na competição continental do próximo ano através do Brasileirão. Nesse cenário, se ambos estiverem entre os seis primeiros colocados, o G-6 se transformaria em G-8, aumentando as chances Alvi-Rubras.
O lado positivo no Gigante da Beira-Rio é que Coudet terá um período de 10 dias sem jogos até o confronto com o Bahia em 18 de outubro, permitindo aprimorar o estilo de jogo e o condicionamento físico da equipe. No entanto, o lado negativo é que o time terá vários desfalques no jogo contra o Bahia.