Hoje é o Dia Internacional Contra a Homofobia. A igualdade ainda está distante, principalmente em relação ao futebol. Pelas redes sociais, o Inter tratou o assunto com enorme respeito e pregou luta contra a homofobia.
No Brasil, entre 1963 e 2018, 8.027 pessoas foram assassinadas por crimes homofóbicos. Veja mais detalhes aqui!
A discriminação por orientação sexual é crime e ainda segue presente na sociedade - e forte também nos estádios de futebol.
Em seu site oficial, o SCI postou uma bonita mensagem com o espírito democrático característico do clube, dizendo o seguinte:
“Aqui todos serão iguais, sem diferenças ideológicas, políticas, religiosas, sociais – todos serão irmãos.” Com estas palavras, o bispo Dom Edmundo Kuntz celebrou, em 1963, a missa de inauguração da pedra fundamental do Beira-Rio. À época já consagrado, por sua popularidade, entre as classes mais humildes de nossa sociedade, o Inter começava a erguer, com a força de sua gente plural e democrática, casa das mais imponentes do futebol mundial. Passados quase 60 anos, ao mesmo tempo que foi agigantada, nossa história segue ostentando algumas constâncias. A principal delas, sem sombra de dúvidas, nossa essência igualitária. No Colorado, todos e todas têm voz. Afinal de contas, não é por acaso que somos o Clube do Povo do Rio Grande do Sul.
Além do Colorado, Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Bahia, Fortaleza, Vitória, entre outras equipes do futebol brasileiro postaram sobre assunto.