Se a vantagem de 2 a 0 no duelo de ida na Serra Gaúcha indicava um 'rito de passagem' para o Inter, o que se viu na noite deste sábado (1) no Beira-Rio foram momentos de susto após alguns instantes de 'pane' alvirrubro, sobretudo na reta final do primeiro tempo. Contando com um XI bastante desfalcado, Roger Machado veria ainda Bruno Henrique ser sacado por problema físico, enquanto sua formação com Gustavo Prado, Carbonero e Vitinho entregavam um SCI sem transição, o que deixou o jogo sem grandes chances, distribuição e domínio por parte do Saci. Todavia, uma esquadra com atitude mais agressiva - e já com claros sinais de nervosismo - retornou do intervalo decidida a encaminhar a vaga, facilitada pela infantil ação do defensor Grená em lance sobre Enner Valencia, abrindo os caminhos para o empate e virada allá trator do Rolo Compressor, em um agregado de 5 a 1 nas semifinais. Nas arquibancadas, festa e cantos ao maior rival, Grêmio, já que tudo é GreNal nas próximas semanas, com os vermelhos decidindo o campeonato após 3 anos.
Agora, o título do Gauchão 2025 será decidido em dois clássicos Gre-Nais. A primeira partida será disputada na Arena, enquanto o jogo de volta ocorrerá no Gigante.
JOGO
A primeira etapa foi movimentada no Beira-Rio. O Caxias assustou aos 17 minutos. Kelvyn lançou Calyson, que invadiu a área, chutou cruzado e Anthoni espalmou. O Inter respondeu aos 19, Carbonero deu passe para Enner Valencia, que avançou pela direita, arrematou e a bola passou raspando o travessão. O Grená voltou a atacar e conseguiu balançar a rede aos 39. Tomas Bastos arrematou e a bola desviou no braço de Bruno Henrique dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro Roger Goulart assinalou pênalti. O próprio Tomas Bastos cobrou e abriu o placar.
Na segunda etapa, o Colorado foi em busca da reação. Aos sete, Enner Valencia foi derrubado por Douglas dentro da área. Pênalti. O atacante equatoriano foi para cobrança e deixou tudo igual. Aos 17, Bernabei cruzou da esquerda e Vitinho completou para as redes, virando a partida. Aos 33, Aguirre avançou pela direita e serviu Enner Valencia, que apenas empurrou para as redes, fechando o placar e garantindo o Inter na decisão.
DESTAQUE POSITIVO: VITINHO, VICTOR GABRIEL E BRIAN AGUIRRE
FICOU DEVENDO: FERNANDO
FICHA TÉCNICA & CURIOSIDADES