Confira entrevista da Rádio Colorada com Lucas Garske, jornalista da Rádio GreNal e narrador da Zeka Rádio, projetando o duelo deste domingo na Zona norte de Porto Alegre. Pela primeira vez na atual edição do Campeonato Gaúcho, o São José abre uma rodada na zona de rebaixamento do Estadual. Dono de cinco pontos na tabela, o Zeca, que não marca gols há quatro jogos, foi superado, na última quinta-feira (17/02), pelo Juventude, em partida realizada no Alfredo Jaconi. Agora, passado o revés de 2 a 0, a equipe da Zona Norte projeta o embate diante do Inter como uma decisão – na qual apenas a vitória interessa, como comenta Lucas Garske.
“A equipe vai encarar o Inter, e todo mundo sabe da qualidade do elenco do Internacional, em uma final antecipada. É jogo de vida ou morte para o Zeca. Se perde, está praticamente rebaixado. Precisaria ganhar todos os jogos para recuperar. Então, será uma Copa do Mundo. O São José precisa voltar a ganhar, e acredita que, mesmo um empate, já não é tão positivo. É vencer ou vencer. Desta forma enxerga a partida, e espera fazer valer o fator casa.”
O duelo contra o Papo marcou a estreia de Paulo Baier na casamata do São José. Contratado para o lugar do técnico Pingo, o ex-jogador chegou credenciado pelo recente bom trabalho que realizou no Criciúma, e até deixou, apesar do resultado, uma boa impressão em Caxias do Sul. Com ele no comando, o Zeca espera ser um time capaz de incomodar mais as defesas adversárias, algo que foi visto no primeiro tempo da jornada na Serra.
“O Paulo Baier é visto com bons olhos, principalmente pelo trabalho que fez no Criciúma no ano passado, quando entendeu a realidade do clube. O Zeca buscava isso, especialmente pelo poder aquisitivo. Um treinador que use as categorias de base. Baier teve apenas dois treinos antes da estreia, contra o Juventude, e já se viu uma evolução, de uma equipe que prioriza o ataque à defesa.”
Separado por um ponto do Juventude, primeira equipe fora do Z2 do Gauchão, o rival colorado deste domingo conta com elenco bastante entrosado, uma vez que a base do time que disputou Série C e Copa Dirceu de Castro no semestre passado foi mantida. Jovem, o grupo do Zeca tem média de idade de 25 anos, e aposta em duas promessas para conquistar um resultado positivo contra o Clube do Povo.
“Hoje, se tivesse que apontar o craque da equipe, é o Everton Bala. Muito veloz, não tem medo de tentar o drible. Se precisar, corta para dentro e chuta. Traz a bola, constrói, e não finaliza de qualquer maneira, mas sempre visando ao gol adversário. Já o Crystopher, no meio de campo, é a principal referência. Era o camisa 10 até o ano passado, foi recuado com a chegada do Pingo, e é quem arma o jogo do São José.
A boa notícia para a torcida do Zeca fica por conta do retorno do lateral-direito Samuel. Lesionado há alguns meses, o atleta deve retomar a titularidade exatamente diante do Inter, assumindo vaga até então ocupada por Alex Murici. Assim, os prováveis titulares de Paulo Baier para o duelo deste domingo são: Fábio Rampi; Samuel, Bruno Jesus, Pablo e Marcelo; Fabiano e Crystopher; Everton Sena, Sillas e Thayllon; Mazola.