A rádio Gre-Nal conversou com Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol. O dirigente falou sobre as possibilidades do retorno do estadual e os protocolos que estão sendo realizados para uma possível volta do esporte no Brasil. Confira os principais trechos.
TEXTO:
Sobre a reunião com a CBF: "Com relação à possibilidade do reinício das competições, foram colocados os cenários. Nas próximas horas, farão uma publicação sobre a retomada, respeitando as particularidades de cada estado."
"Agora nos resta aguardar. As nossas sugestões estavam alinhadas com o que a CBF pretendia. Nós precisamos ter mais uma conversa com o governador, as prefeituras e os clubes para definir o cronograma da retomada."
"A sensação é de que quanto mais se prorrogar a situação de distanciamento social, pode dificultar a volta do futebol."
Sobre decidir até sexta-feira o retorno do Gauchão: "O nosso foco é esse. O fato de nós termos marcado a reunião na sexta-feira é justamente por já ter virado o mês, e assim a CBF já ter uma posição mais clara."
"Cada federação e cada estado tem sua particularidade. Foi um pedido do presidente Caboclo que não fizéssemos comentários sobre essas particularidades, porque demandaria muito tempo."
"A gente tem tratado sempre com a possibilidade de se resolver e se decidir dentro do campo. E aí respeitando o que está previsto no regulamento, incluindo as vagas."
"A CBF deve estar publicando hoje ou amanhã o seu protocolo para a realização das competições."
"Nós conversamos com a empresa detentora dos direitos de transmissão, e eles estão fazendo um estudo técnico e financeiro para fazer todos jogos. Considero que seria algo interessante especialmente para o torcedor."
"Nós já passamos aos clubes uma ideia de restrição do número de pessoas nos jogos. Quanto à imprensa, estamos conversando com a ACEG para viabilizar que a imprensa faça a cobertura das partidas."
"Com o atual formato a única mudança possível é de uma data, fazendo somente um jogo na final. Na primeira reunião, abordei isso de maneira superficial, mas entendo que não teria por que, já que se trata de uma data."
"Esses dias meu filho perguntou para mim 'tu tá usando bengala? Porque tá com cabelo branco'. Deu para envelhecer um pouco nos últimos dias."