De acordo com levantamento publicado pelo Estadão, até agora 95 casos do novo coronavírus foram registrados em jogadores da Série A, enquanto o Corinthians é o campeão de registros no elenco, com 21.
Dos 20 participantes do Brasileirão, somente os paranaenses Coritiba e Athletico não revelaram se tiveram registros de Coronavírus. Quem até agora não teve casos conclusivos confirmados foram Internacional e Fluminense. Por outro lado, todas as outras 16 equipes tiveram alguma confirmação por contágio, com um grande número de concentração.
Em SP, além do clube do Parque São Jorge, o São Paulo teve seis casos em 90 testes (6%); o Palmeiras, 11 em 129 (8,5%); e o Santos, que não divulgou o total, anunciou estar com nove afastados dos 74 testados (12%).
Em declarações ao programa Troca de Passes, do Sportv, o Dr. Ivan Grava, do Corinthians, minimizou os números:
"O número não assustou porque a gente já sabia que poderia dar um número mais alto, pois optamos em fazer dois tipos de testes, o PCR, que faz coleta com cotonete no nariz, e o sorológico, que mostra se o organismo formou anticorpo contra o vírus. Não quer dizer que todas essas pessoas ficaram doentes. Os 13 jogadores que tiveram contato com o vírus desenvolveram anticorpos. Para a gente foi um resultado esperado pelo tipo de teste, somando esses dois tem uma altíssima especificidade, deixando passar batido o menor número de casos possível", disse Grava.