Inicialmente, a saída foi apresentada como amistosa, com as redes sociais de Inter e Taison postando comunicados de despedida. Horas depois de se despedir do Beira-Rio, porém, o atacante Taison "abriu o jogo" e atacou duramente à direção e o presidente Alessandro Barcellos. Em live do Twitch do jogador de Fifa Paivinha, o ex-capitão e líder do vestiário chegou a dizer que não quer ver o presidente alvirrubro "nem pintado de ouro". Confira suas declarações, algumas delas com direito à xingamentos:
"Eu tinha um bom salário, um bom contrato. E ele me ligava todo dia para eu vir. Aí eu rescindo, deixo um caminhão de dinheiro lá. Para chegar aqui e eles fazerem isso comigo", disparou Taison. “Falei ao presidente do Inter, na cara dele: ‘Eu tinha que ter feito igual Yuri Alberto fez com vocês. Na segunda-feira disse que ia vir jogar aqui e na quarta-feira foi anunciado no Corinthians largando flauta do DVD. Vocês gostam de atletas assim’.”
Taison também falou sobre ter sido colocado como "líder" da greve do elenco, em junho de 2022. Conforme o jogador: "Botaram tudo no meu c*. Trinta e três jogadores sentados no vestiário dizendo que não iam treinar e sobrou para o Taison", comentou. "O presidente não teve coragem de dizer na entrevista que não foi o Taison", acusou. "Os caras me batendo igual criança. Eu apanhando igual criança. Parecia que eu fiz aquilo", continuou Taison. "Estou com uma mágoa muito grande, mas quarta-feira isso passa. Quando eu estiver treinando com 3 graus, já passa".
Sobrou críticas também à atuação colorada no mercado e nas rescisões com o grupo atual. "Eu estava dando tchau para a galera, passou um dirigente por nós e o Alan Patrick falou: 'vocês estão mandando os caras bons tudo embora e não estão trazendo ninguém'.”
"Pecado porque eu sou muito colorado", afirmou o jogador. "Mano, eu vivi, eu era um torcedor dentro do campo. O que eu mais queria esse ano era ser campeão. Eu falei para os caras, se quiserem baixar meu salário, baixem de boa. Eu vou brigar para ser o titular. Só que aí eles não querem. Também não posso ficar me rebaixando."
Pelo Colorado, Taison disputou 200 partidas e balançou as redes em 44 oportunidades, além de contribuir com 23 assistências. Na última temporada, ele participou de 34 dos 62 compromissos no ano e somou quatro gols e quatro assistências.