Texto por Colaborador: Redação 16/03/2023 - 00:54

A contratação de Yuri Alberto pelo Corinthians está na mira do Beira-Rio. Isso porque a direção gaúcha se movimenta para embolsar um valor previsto na negociação pela venda do atacante ao Zenit (RUS), em janeiro de 2022. A informação foi revelada pelo jornalista Leonardo Meneghetti e confirmada por GZH.

Nesta transferência entre colorados e russos, concretizada por 25 milhões de euros, o Inter acertou a manutenção de 10% do valor de uma futura transferência do atacante por parte dos russos. O imbróglio, todavia, nasce justamente nesse ponto. 

O Corinthians montou uma operação envolvendo cinco jogadores para conseguir manter Yuri Alberto, segundo apurou a ESPN à época. Os paulistas fiaram com 50% dos direitos econômicos do centroavante de 21 anos, enquanto a outra metade seguiu com os russos.

A questão, contudo, é que a equipe do Parque São Jorge avançou no acerto com o Zenit sem tirar um centavo de seus cofres. Segundo fontes do lado alvirrubro, os russos alegam que não devem nada, já que receberam jogadores e não dinheiro. O Inter entende que deve ser calculado um preço a partir do valor de mercado dos cinco jogadores envolvidos na troca.

No entendimento do SCI a quantia a ser repassada ao clube deverá ser calculada com base no valor de mercado dos jogadores envolvidos. Barcellos & Cia trabalham com um valor de 30 milhões de euros no total (R$ 169 milhões), que o faria a ter direito a 10% (3 milhões de euros, algo em torno de R$ 16,9 milhões).

A ESPN apurou ainda que essa cláusula contratual previa que o Colorado recebesse os mesmos 10% ainda que a saída de Yuri Alberto do Zenit acontecesse através de uma troca, como aconteceu entre Corinthians e Zenit. No entanto, o valor que o Inter diz ter direito não foi repassado.

A ESPN apurou que postura do clube de Porto Alegre é tratar de forma amigável com Zenit e Corinthians para que aconteça o repasse do dinheiro. A expectativa vermelha é de que as partes tentem chegar a um número final sobre a quantia total da operação.

Mas quem deveria pagar o Inter?

O primeiro passo do Internacional foi notificar o Corinthians sobre o repasse. O clube paulista, contudo, entende que não seria ele o responsável pelo pagamento. O departamento jurídico do Colorado, com isso, deve entrar em contato com o Zenit. Em caso de negativa por parte dos russos, um novo passo será dado.

Sem acordo, o Clube do Povo prepara uma ação na Fifa para resolver a situação. Primeiro, para garantir algum pagamento. Depois, para a entidade definir as cifras, já que o Inter pode alegar um preço e o Zenit, outro.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

170 pessoas já votaram