Texto por Colaborador: Redação 08/02/2026 - 01:36

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Konami Digital Entertainment firmaram novo acordo que traz de volta o Campeonato Brasileiro Série A, licenciado, à franquia eFootball. A parceria complementa a presença contínua da Seleção Brasileira no jogo, já representada através dos uniformes oficiais da Amarelinha e do escudo da CBF.

O futebol brasileiro de clubes sempre ocupou posição central na experiência do eFootball, com times, atletas and torcedores desempenhando papel fundamental na comunidade global do game. Para a Konami, o acerto com a CBF reflete o compromisso contínuo da desenvolvedora com a autenticidade e colaborações de longo prazo, reforçando a visibilidade e o legado competitivo do futebol brasileiro de clubes.

Para Samir Xaud, presidente da CBF, a parceria amplia o alcance do futebol nacional e fortalece a conexão com novas gerações de torcedores.

"Os games são, hoje, a porta de entrada de muitos jovens para o futebol. Estar presente nesse ambiente, de forma oficial e estruturada, é estratégico para a CBF. É uma maneira de aproximar esse público da Seleção Brasileira e dos nossos clubes, reforçando identidade, pertencimento e paixão pelo futebol nacional", afirmou.

A iniciativa também se alinha à estratégia da entidade de expansão no universo dos esportes eletrônicos. Segundo Felipe Feijó, head de eSports da CBF, o retorno da Série A ao eFootball representa oportunidade relevante de conexão com mercado em crescimento.

"O público gamer muitas vezes tem o primeiro contato com o futebol por meio dos jogos. Esse movimento nos permite dialogar diretamente com essa audiência, apresentando o futebol brasileiro de forma autêntica, com a força da Seleção e dos clubes. É um mercado extremamente interessante, que amplia nossa presença no ecossistema global dos esports", destacou.

Brasil entra para seleto grupo com duas divisões no game

Ao todo, apenas sete países contam com duas divisões no eFootball. Os outros são Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão.

Outros doze possuem apenas a primeira divisão: Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Escócia, Portugal, Holanda, Suíça, Tailândia e Turquia.

Além das ligas, o eFootball também conta com catorze clubes como parceiros oficiais, numa lista liderada pelo Barcelona. Essa "elite" possui atualmente cinco times brasileiros: os quatro grandes do futebol paulista e o Flamengo.

O jogo está disponível no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e celulares.

Os 20 clubes da Série A de 2026

Athletico (PR), Atlético (MG), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Bragantino (SP), Chapecoense (SC), Corinthians (SP), Coritiba (PR), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), Mirassol (SP), Palmeiras (SP), Remo (PA), Santos (SP), São Paulo (SP), Vasco (RJ) e Vitória (BA)

Os 20 clubes da Série B de 2026

América (MG), Athletic (MG), Atlético (GO), Avaí (SC), Botafogo (SP), Ceará (CE), CRB (AL), Criciúma (SC), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiás (GO), Juventude (RS), Londrina (PR), Náutico (PE), Novorizontino (SP), Operário (PR), Ponte Preta (SP), São Bernardo (SP), Sport (PE) e Vila Nova (GO)

Resposta ao EA FC

O anúncio da volta do Brasileirão Série A ao eFootball veio após o EA FC, antigo FIFA, anunciar que Bahia e Botafogo estarão licenciados no game.

Além dos jogadores autênticos de cada elenco, o jogo contará com escudos e uniformes oficiais dos times. Por enquanto, Bahia e Botafogo estarão disponíveis apenas no EA FC Mobile, para celular.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

62 pessoas já votaram